sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O ASSASSINO PROTEGIDO POR LULA E SUA TRUPE


PF disse à Justiça haver elo de Battisti com terroristas

Delegado do setor de inteligência usou argumento para obter material apreendido de italiano

Advogado de Battisti diz que há mais de 30 anos ele não tem ligação com grupos radicais; PF nega existência de relatório sobre terrorismo

HUDSON CORRÊA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em documentos encaminhados à Justiça Federal, a Polícia Federal e a Procuradoria da República afirmaram suspeitar que o italiano Cesare Battisti manteve no Brasil relação com terroristas. Battisti teve a sua extradição autorizada anteontem pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e agora aguarda a decisão final do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os papéis, aos quais a Folha teve acesso, fazem parte da ação penal que Battisti responde desde 2007 na 2ª Vara Federal Criminal do Rio por uso de passaportes falsos.
Battisti foi condenado em 1988 à prisão perpétua pela Justiça italiana acusado de ter participado de quatro assassinatos quando militante de um grupo de extrema esquerda.

Em janeiro deste ano ele recebeu do governo brasileiro o status de refugiado político, que foi derrubado pelo STF.

"Investigações realizadas apontam para o possível envolvimento do italiano Cesare Battisti na prática de crimes ligados à internação irregular de estrangeiros [no Brasil] e ainda com atividades terroristas", afirmou o delegado Cléberson Alminhana, do setor de inteligência da PF, em correspondência à Justiça Federal do Rio no dia 9 de abril de 2007.

Três semanas antes, Battisti havia sido preso no Rio por ordem do STF -era o início do processo de extradição. No apartamento de Copacabana em que morava, os policiais acharam um computador, um disco rígido (HD) e CDs, além de dois passaportes falsos da França com a foto dele.

Alminhana pediu à Justiça acesso ao material apreendido. Como justificativa, disse haver suspeitas de que Battisti mantinha ligações com terroristas em atividade e prometeu encaminhar o conteúdo ao "serviço antiterrorismo" da PF e à Interpol (polícia internacional).

O advogado de Battisti, Luís Roberto Barroso, afirmou que o italiano há mais de 30 anos não tem ligações políticas ou de militância em movimentos. Disse ainda que essa foi uma condição para ele permanecer na França entre 1990 e 2004 onde vivia como escritor até vir para o Brasil, onde adotou a mesma profissão. Segundo Barroso, o conteúdo de computador de Battisti era apenas o texto de um novo livro.
A Folha não encontrou no processo, além da carta do delegado Alminhana, nenhuma outra referência sobre as investigações que supostamente ligariam Battisti a terroristas.

Há no processo, porém, cópia da consulta que a Justiça fez à Procuradoria da República sobre o pedido do delegado. "É notório que Cesare Battisti [...] ostenta forte ligação com grupos armados terroristas estrangeiros", escreveu o procurador Orlando Cunha.

Após a manifestação, o juiz federal Rodolfo Kronemberg Hartmann atendeu ao pedido do delegado da PF, que teve acesso ao material apreendido no apartamento de Battisti.

O documento assinado por Alminhana não foi o único em que a PF apontou a suspeita da participação de Battisti em atividades criminosas. Um dia após a prisão, o delegado Fábio Galvão, ao solicitar a busca e apreensão no apartamento, fazia a ilação: "Segundo informações da equipe policial, o italiano utiliza seu computador para se comunicar com a organização terrorista italiana conhecida como Brigada Vermelha".
Galvão, no entanto, não detalha as suspeitas nem comenta o fato de que esse grupo terrorista italiano não tem atividades conhecidas nos últimos anos.

Conta ainda no processo de Battisti no Brasil pedido da Embaixada da Itália ao conteúdo do computador e HD.

O núcleo de criminalística da PF fez uma perícia no material apreendido para saber se apareciam imagens ou textos ligados ao terrorismo. Não há no processo, porém, o resultado dessa operação de inteligência.

A PF afirmou à Folha que não possui relatórios sobre supostas ligações de Battisti com terroristas. Questionada se há investigação em curso, disse "ser pouco provável". Segundo a PF, as informações sobre Battisti na época da prisão vinham de autoridades italianas.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2011200902.htm

Nenhum comentário: