sexta-feira, 23 de abril de 2010

COMUNISMO

QUERIDOS(AS),

INVISTAM ALGUNS MINUTOS DE SUAS VIDAS E LEIAM ESSA NOTÍCIA COM CUIDADO. DEPOIS PENSEM: MAS O COMUNISMO E O SOCIALISMO NÃO SÃO AS IDEOLOGIAS QUE SE DIZEM PROGRESSISTAS, LIBERTADORAS, NAS QUAIS TODOS SOMOS IGUAIS, E SOBRE AS QUAIS A LUTA DE CLASSES NÃO POSSUE PODER??? ALGUNS VÃO ATÉ DIZER QUE COMUNISMO NÃO É SOCIALISMO MAS ONTEM O PROGRAMA POLÍTICO DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCdoB) APRESENTAVA A LEGENDA POLÍTICA COM O SLOGAN "O PARTIDO DO SOCIALISMO".

PIOR É VER PADRES, PASTORES, TEÓLOGOS DEFENDENDO ESSAS IDEOLOGIAS QUE ESTÃO ESCONDIDAS (ÀS VEZES NEM TANTO) EM "TEOLOGIAS LIBERTADORAS" E "INTEGRAIS" MAS QUE ENCARCERAM SUAS OVELHAS EM CURRAIS IDEOLÓGICOS QUE OS PRENDEM A ESSES PENSAMENTOS BONITINHOS, MAS QUE NA REALIDADE LEVAM, AOS POUCOS, O HOMEM E A MULHER (PARA SER BEM "INCLUSIVO", COMO ELES MESMOS ENFATIZAM EM SUAS PREGAÇÕES) AO CALABOUÇO COMUNISTA/SOCIALISTA ONDE SERÃO DOMINADOS POR UM "LÍDER ETERNO", O QUAL, OBVIAMENTE, NÃO É O CRISTO LIBERTADOR DA BÍBLIA, MAS UM FILÓSOFO DA ESCOLA DE FRANKFURT, UM LÍDER REVOLUCIONÁRIO MARXISTA, UM DITADOR COMUNISTA QUALQUER QUE SEMPRE SERÁ REVERENCIADO COMO HERÓI LIBERTADOR DE UM POVO ETC. É A VERDADEIRA UTOPIA, O "NÃO LUGAR", DE THOMAS MORE.

PALAVRAS DO APÓSTOLO PAULO AOS COLOSSENSES: "TENDE CUIDADO, PARA QUE NINGUÉM VOS FAÇA PRESA SUA, POR MEIO DE FILOSOFIAS E VÃS SUTILEZAS, SEGUNDO A TRADIÇÃODOS HOMENS, SEGUNDO OS RUDIMENTOS DO MUNDO, E NÃO SEGUNDO CRISTO;" (COL. 2:8)

Coreia do Norte alega "barbeiragem" e proíbe mulheres de dirigir

SÉRGIO RANGEL

Enviado especial a Pyongyang

As mulheres trabalham pesado na sociedade norte-coreana, mas não têm os mesmos direitos que os homens. Elas não dirigem carros nem bicicleta na capital norte-coreana. Também não podem fumar no país. A alegação oficial para a proibição das mulheres no trânsito é que elas já provocaram muitos acidentes em Pyongyang.

Recém-criado, fast-food norte-coreano exagera no preço e afasta clientela
Desanimada, noite de Pyongyang vira "escape" para estrangeiros

A proibição foi determinada há cerca de dez anos pelo "querido líder" Kim Jong-Il, filho e sucessor do "pai da nação'', o "presidente eterno" Kim Il-Sung, morto em 1994.

Ao mesmo tempo são elas que tentam organizar o trânsito local, que tem ruas pouco movimentadas --a Coreia do Norte tem uma das menores frotas de carro do mundo.

Mulheres-semáforos

As ruas da capital norte-coreana não têm sinais de trânsito, provavelmente por causa da carência de energia elétrica no país. Com movimentos ininterruptos, mulheres uniformizadas sinalizam para onde os carros devem seguir. Em quase todos os cruzamentos de Pyongyang, há mulheres-semáforos. Elas chamam a atenção pela beleza, pelas roupas bem cortadas e pela frenética coreografia, repetida mecanicamente mesmo quando as ruas estão vazias.

As guardas levantam e abaixam os braços, rodopiam e giram a cabeça sem parar, numa coreografia mecânica. De noite, elas são substituídas por homens, que mantêm o balé de braços e pernas com um bastão luminoso para serem visto em meio à escuridão da cidade.

A Folha não conseguiu entrevistar nenhuma das mulheres-semáforos nos sete dias em que permaneceu na capital norte-coreana. Elas só deixam os seus postos em dias de fortes chuvas ou de calor intenso. Nessas épocas, os poucos semáforos são ligados na capital norte-coreana.

Quatro rodas

O país começa agora a produzir os seus primeiros carros. Quase todos os que circulam são importados e estão nas mãos de estrangeiros ou da elite política da capital. Com a carência enorme de carros, qualquer coisa que tenha motor e ande em cima de quatro rodas está liberada para circular pelas ruas e estrada do país. Carros com a direção na direita andam livremente. A bicicleta é o principal meio de transporte do país. Já no interior, as mulheres podem subir nas bicicletas.

Os ônibus também não são conduzidos pelas mulheres. Quase todos herdados da antiga Alemanha Oriental, os ônibus só andam superlotados pela capital. As filas são imensas durante todo o dia.

Como encontrar carro é raro numa estrada, eles são capazes de começar a buzinar quando avistam o outro, mesmo que ele esteja distante mais de 500 metros. Os motoristas também sempre buzinam ao ver uma pessoa andando pelo acostamento, o que é comum no país que praticamente se locomove com os pés.

Quarentena

Apesar da discriminação, as mulheres trabalham muito. Viajando pelo interior do país, é possível ver grupos femininos trabalhando pesado na terra. Elas também fazem reparos nas obras. Podem estudar, mas dificilmente chegar numa posição de comando no governo local.

A maternidade na Coreia do Norte não é controlada pelo Estado, segundo os guias. No principal hospital da capital, as mulheres ficam isoladas dos maridos por cerca de uma semana depois de ter filhos. O chefe do hospital justificou que a "quarentena'' é uma tentativa do governo para reduzir uma possível contaminação das crianças. Neste período, os pais se comunicam por um telefone e podem ver a imagem da crianças e da mãe nas televisões instaladas no setor de visita.

Veto a calças

Até na forma de vestir das mulheres, o governo dá ordens. No ano passado, ativistas norte coreanos informaram que as mulheres do país seriam condenadas a trabalhos forçados se forem pegas usando calças em vez de saias pela nova regra do regime comunista.

Segundo o grupo de defesa dos Direitos Humanos "Good Friends", elas podem ser punidas com horas de trabalho forçado ou fiança de 700 won (moeda local), o que equivale a quase uma semana do salário médio de um trabalhador. Apesar da decisão governamental, as mulheres andavam livremente de calça pela capital nesta semana.

A campanha irritou as mulheres, que veem as saias como menos práticas que as calças, disse o diretor do grupo Good Friends, Lee Seung-Yong. Na época, Uriminzokkiri, um site oficial norte-coreano, divulgou que o presidente Kim já havia publicado um decreto, em 1986, obrigando as mulheres a usarem o traje tradicional coreano

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u724566.shtml

Nenhum comentário: