sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012 COM CRISTO!!!


“Vai”

O ano novo chega rapidamente. E essa rapidez me lembra o texto em que alguns escribas e fariseus levaram a Jesus uma mulher pega em adultério dizendo: “Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na Lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?”. O texto explica que os escribas e fariseus faziam isso, “tentando-o, para que tivessem de que o acusar”.

Os escribas eram os chamados doutores e mestres, especialistas na explicação da Lei de Moisés e da Torá; livro que contém os cinco primeiros livros da Bíblia, texto central do judaísmo. E os fariseus eram fanáticos hipócritas que manipulavam a lei para seu próprio interesse. Escribas e fariseus eram os religiosos da época. E Cristo os incomodava porque pregava o Reino de Deus, do altruísmo, do servir, do amor; não o reino dos interesses, do status, do dinheiro.

Jesus responde: “Aquele que entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”. E “quando ouviram isto, acusados pela consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher”. E “Jesus não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?” Ela responde: “Ninguém, Senhor”. E Jesus: “Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais”.

Interessante a rapidez com que aqueles religiosos hipócritas - até chamam Jesus de ‘Mestre’ -, defendendo seus interesses, usam uma pessoa para o fim que desejavam que era o de acusar Jesus. Se o Mestre concordasse: “Manda pedra nessa vagabunda!”, diriam: “Nossa! O Filho de Deus falando assim!”. Se dissesse: “Não matem não porque ela me deve uma grana!”, diriam: “Ele desobedece a Lei e os profetas! Como pode ser Filho de Deus?”

Cristo vai além: “Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”. Jesus não diz quem não tiver adulterado, mas sim, “sem pecado”! E o texto diz que acusados por suas consciências “saíram um a um, começando pelos mais velhos”. Sim, os canalhas também envelhecem!

Ficaram Jesus e a mulher. “Onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?” Resposta: “Ninguém, Senhor”. E Jesus rapidamente a trata com amor, respeito e misericórdia: “Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais”. Jesus, que não cometeu pecado algum, permanece, não para condenar, apedrejar e matar, mas para amar, perdoar, libertar e dar força para o caminhar sem pecado.

Deixo a palavra de Cristo para você em 2012: “Vai”. Apesar de tudo continue. Alguém te condena? Uma religião te condena? Uma igreja te condena? Um ‘mestre’ em hipocrisia e ódio te condena? Um ‘doutor’ em inveja e mentiras te condena? Os padrões da sociedade podre te condenam? Sua família te condena? Seus amigos te condenam? Jesus não! “Vai” Continue! Deus te perdoa de qualquer situação ou pecado por meio de seu Filho Jesus. “Vai”, sem qualquer peso de acusação! “Vai”! Continue firme em 2012 que Deus fará o melhor para você! “Vai”! E não peques mais...

André Arruda Plácido - Relações Públicas, Jornalista e Teólogo. Especialista em Comunicação e Liderança em Missões Mundiais pelo Haggai Institute de Cingapura. apjornalista@gmail.com -  www.andrearrudaplacido.blogspot.com - www.fotologue.jp/andrearrudaplacido

Nenhum comentário: