segunda-feira, 5 de março de 2012

DOMINE OS SEUS SENTIMENTOS

“Tempos depois, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel também trouxe da gordura das primeiras crias de suas ovelhas. E o SENHOR acolheu bem Abel e sua oferta, mas não acolheu Caim e sua oferta. Por isso, Caim ficou furioso, e ficou com o semblante abatido. Então o SENHOR perguntou a Caim: Por que te iraste? E por que estás com semblante abatido? Se procederes bem, não se restabelecerá o teu semblante? Mas, se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e o desejo dele será contra ti; mas tu deves dominá-lo” (Gênesis 4.3-7).

Eis o prenúncio do primeiro assassinato da história, para o qual apresento a minha tese da sua motivação: o atentado de Caim contra Abel foi a concretização do seu ódio contra Deus, manifestado na atitude do mais forte que subjuga o mais fraco. É fato que a criatura nada pode contra o seu Criador, então Caim volta-se contra o irmão num ataque indireto a Deus. Alguns pais fazem isso contra os filhos, chefes fazem contra seus subordinados e pessoas com problemas na sexualidade fazem também. Enfim, Caim continua aflorando em pleno século XXI. Desde o início do relato percebe-se em Caim um distanciamento de Deus, resultado da sua indiferença ao Criador. Ele simulava um ato adorador, porque o seu coração não estava com Deus. Por sua vez, Abel tinha um apego sincero ao Senhor, evidenciado na maneira como O adorava.

As motivações diferentes levaram às atitudes também diferentes e Deus as identificou. Sob a aprovação de Abel, Caim vê o aumentar a sua indiferença a Deus acrescida de ódio, que o levou ao fratricídio. Mas, Deus se antecipou à tragédia e lhe deu a oportunidade de mudar: “Se procederes bem, não se restabelecerá o teu semblante?” Deus avança um pouco mais e lhe apresenta a assertiva “mas tu deves dominá-lo”. Caim não dominaria aqueles sentimentos horríveis sozinho, Deus estaria com ele na luta. Isso me leva a pensar que Deus faz o mesmo conosco, sinalizando a necessidade de mudarmos as nossas motivações. Não são apenas as idéias que nos movem, somos um caldeirão emocional, sob o qual sucumbimos tantas vezes por perdermos o bom senso, ou por alimentarmos os piores sentimentos dentro de nós.

O autor de Hebreus mostra a que ponto estes sentimentos negativos podem nos levar: “Que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe e muitos sejam contaminados por meio dela” (Hebreus 12.15b). A expressão raiz de amargura sintetiza a presença dos piores sentimentos que podem se fixar dentro de nós, sugando o nosso melhor até a morte total, como uma parasita faz com o seu hospedeiro.

Tarefa para casa. Utilizando uma folha de papel, aliste os tipos de sentimentos ruins mais freqüentes em você; identifique em quais momentos e sob quais circunstâncias eles se manifestam; anote se eles se concretizam e quais são suas consequências. Agora, reflita sobre o estado emocional em que você se encontra e ore para Deus lhe ajudar a dominar os seus sentimentos.

Flávio Bini Bortoloti – flaviobinib@gmail.com
Mais um aprendiz na arte de dominar os ânimos

Nenhum comentário: