sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DITADORES MORREM DE MEDO DA IMPRENSA

Canal da BBC para o Irã é bloqueado após cobertura sobre Egito

Protestos no Egito: interferências no sinal da TV iraniana após transmissão de manifestações
O serviço de televisão da BBC Persa está sofrendo interferências vindas de dentro do Irã. A interrupção do sinal ocorreu depois da divulgação de reportagens sobre os protestos realizados no Egito.

A interferência eletrônica está ocorrendo nos satélites que a BBC usa no Oriente Médio para transmitir o sinal da sua Persian TV para o território iraniano. Especialistas em satélites rastrearam a interferência e confirmaram que ela está vindo do Irã.

O canal de televisão em persa da BBC tem recebido a colaboração do seu canal de notícias em árabe na cobertura da crise política no Egito, fazendo inclusive muitas transmissões ao vivo dos acontecimentos nas ruas do Cairo. A BBC acredita que o impacto da cobertura seja o motivo por trás do bloqueio, que começou na noite de quinta-feira.

"Outros programas que podem ter causado preocupação dentro do Irã incluem uma transmissão ontem (quinta-feira), na qual os serviços de televisão da BBC árabe e persa se juntaram para um programa especial interativo, no qual iranianos e egípcios trocavam opiniões (por telefone)", informou a BBC em seu comunicado oficial.

Muitos telespectadores iranianos disseram estar acompanhando muito de perto a evolução dos acontecimentos no Cairo e em outros lugares na região.

Reação
O comando da BBC pediu o fim imediato da interferência nas transmissões. "Esse bloqueio deve acabar imediatamente. Os eventos no Egito estão sendo vistos pelo mundo inteiro e é errado que sejam negados à nossa importante audiência iraniana notícias e informações imparciais de nossa TV em persa", afirmou Peter Horrocks, diretor da BBC Global News.

"Esta é uma história regional que a TV persa está cobrindo cuidadosamente, e está claro, a partir da resposta de nossa audiência, que o povo iraniano quer saber o que está acontecendo no Egito."
"A BBC não vai parar de cobrir o Egito e continuará a transmitir para o povo iraniano", acrescentou Horrocks.

A TV persa da BBC foi lançada em 2009 e já sofreu tentativas parecidas de interferência em seu sinal desde então. Apesar da interferência, a TV persa da BBC continua transmitindo ao vivo pela internet.

Nenhum comentário: