quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PROBLEMA RESOLVIDO



“Nunca na História desse país”, nem mesmo Fernando Collor no auge de seu “duela a quien duela”, um presidente falou tantas asneiras como Lula. Uma das piores foi dizer que a ONU não tem “coragem” de acabar com o conflito entre palestinos e judeus. Para se entender um pouco melhor um problema que, acima de tudo, é religioso, leia: Hamas: um guia para iniciantes, de khaled Hroub; Hamas: politics, charity, and terrorism in the service of Jihad, de Natthew Levitt e Hezbollah: A short history (princeton studies in muslim politics, de Richard Norton. Ler não dá sapinho gente! Mas pedir para o presidente da República que afirmou ser bom o livro sem letras para ler qualquer coisa, é puro preconceito elitista contra um operário no poder.

Para se ter idéia do problema que o macho man Lula resolveria com toda sua humildade, espírito crítico e sabedoria de quem estuda o assunto há décadas, a Anistia Internacional (AI) acusou os soldados israelenses e o Hamas de arriscarem a vida de civis palestinos com “práticas nas quais se inclui seu uso como escudo humano”. O conflito, que já deixou mais de 700 mortos, é um dos mais violentos desde a primeira Intifada, entre 1987 e 1991, quando Yasser Arafat ainda era líder da OLP e dava ordens por lá.

Para variar, o PT declarou “integral apoio à causa palestina”, em um importantíssimo texto assinado pelo presidente da legenda, Ricardo Berzoini, quem classificou a ofensiva de Israel contra grupos terroristas radicais palestinos de “terrorismo de Estado”. Uau! Viva Stalin! falando em Stalin, tive o desprazer de ouvir um professor dizer que o comunismo não é ateísta. Não sei a razão, mas lembrei de que em 1931 Stalin mandou dinamitar a igreja do Cristo Salvador da Igreja Ortodoxa russa. A catedral era tão grande que foi preciso um ano para retirar os escombros...

Mas outro grande petista - esse acusado pelo Ministério Público (MP) de ser o chefe de uma “sofisticada organização criminosa” - o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), apoiou Chico Ferramenta(!) para ser empossado como o novo prefeito de Ipatinga (MG). Ferramenta foi impedido de tomar posse por uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque teve seu registro cassado pela Justiça Eleitoral por ter contas rejeitadas e porque “as irregularidades apontadas são insanáveis.” Insanáveis! Jesus!

Falando em Jesus - teológico o papo hoje, não? -, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, deu a seguinte declaração sobre o apoio do Movimento dos Trabalhadores(?) Sem Terra (MST), ao Paraguai, na queda de braço com o governo(?) petista pela revisão da tarifa da energia gerada por Itaipu: “Vivemos em um país democrático e qualquer partido político ou qualquer movimento social pode defender suas posições à vontade e estas manifestações são legítimas”, frisando que desconhece que o ex-bispo e presidente daquele país, Fernando Lugo, "esteja incentivando manifestações por parte do MST".

Essa é pra acabar: Lula afirmou em entrevista que não lê notícias em jornais, sites e revistas porque tem “problema de azia”. À época do mensalão não tinha? Como se a culpa das asneiras que ele diz e os casos de corrupção nunca antes vistos “nesse país” fossem culpa da imprensa. Politicagem rasteira e nada democrática de um presidente que não encarava as câmeras logo que o escândalo do mensalão veio à tona. Patético. Irresponsável. Covarde.

Mas macho mesmo, Lula é com o conflito do Oriente Médio. Está resolvido: para o bem e a paz do planeta, Lula-lá... na Faixa de Gaza!

Nenhum comentário: