segunda-feira, 29 de setembro de 2008

BUTCH CASSIDY IS DEAD...


Paul Newman morreu aos 83 anos. Um dos maiores atores de todos os tempos.
Se você nunca ouviu falar dele, agora não dá tempo de explicar.


Vale lembrar de "Butch Cassidy and the Sundance Kid", gravado com Robert Redford em 1969.


Se mesmo assim você nunca ouviu falar dos caras, mude para o Irã, coloque uma camiseta com a bandeira de Israel e saia gritando: "Abaixo o islã!".

Sua vida não tem sentido mesmo...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

“Voz no deserto”


Sou um jovem sonhador. Os Engenheiros do Hawaii definem a juventude como “uma banda numa propaganda de refrigerantes”. Alienada, sofre: 46% estão na pobreza. No nordeste são 68%; dos quais, 36,9% vivem apenas com ¼ do salário mínimo. “A ética deve valer também na economia”, disse Lula-lá na Assembléia Geral da ONU, do alto dos seus 68% de popularidade, segundo a CNT/Sensus. É a maioria. A voz do povo.

Sou minoria: apenas 6,8% desaprovam Lula. Hitler, Mussolini, Stalin, Fidel, Mao, Tetzel, Torquemada, Jim Jones. Todos despontariam nas pesquisas. Barrabás teve 100% de aprovação; foi liberto pela voz do povo. Cristo, crucificado. Pilatos viu insanidade no ato. Três milhões de pessoas do povo de Israel não quiseram entrar na Terra Prometida por medo. Apenas Josué e Calebe queriam enfrentar os riscos. Imagine uma pesquisa: “Vai encarar a Terra Prometida?” A) Sim; B) Tô fora!; C) Fico por aqui mesmo; toda essa areia me lembra Porto de Galinhas!; D) Nem com as coelhinhas da playboy e uísque 12 anos! E) NDA. Apenas dois marcariam “A”. Maioria. Voz do povo. Mas não voz de Deus. Jeová castigou Israel pela falta de confiança: 40 anos no deserto.

Aqui na Terra Proletária da ética do mensalão, dos aloprados, do caixa 2 “bandido”, dos dólares na cueca, das sanguessugas, do caso Celso Daniel, dos “dois pau pra eu” do irmão de Lula, dos milhões da Telemar na empresa de Lulinha, do Conselho Nacional de Jornalismo, da “quadrilha dos 40” etc., o governo petista surfa no capitalismo e se bronzeia na política econômica do real. Enquanto isso, no ranking de percepção de corrupção medido pela organização Transparência Internacional, despencamos oito pontos: agora ocupamos a 80º posição na lista de 180 países. A maioria. O povo.

Não, não sou sacerdote da ética. Profeta da honestidade. Messias da moralidade. Penso como o apóstolo Paulo: “Porque nem mesmo compreendo meu modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto”. Mas me lembro muito bem de Jandaia, Goiás, anos 1970, casa sem forro, paredes cor-de-rosa e portas cinza, minha linda mãe me educando: “Ca, co, cu. Mas esse cu não é o que a molecada fala na rua”. Também abandonei o marxismo aos vinte e poucos anos. E sou filho da Reforma Protestante: o erro, as mazelas, a corrupção, devem ser apontados a fim de serem extirpados. Talvez sejam essas as diferenças. A voz de Deus na consciência.

Recordar é viver: o general Emílio Médici, do alto da ditadura militar, foi condecorado pelo povo com 84% de popularidade. Maioria. Voz do povo. Lembre-se do recado lúcido e incontestável dos Engenheiros: “Quem ocupa o trono tem culpa. Quem oculta o crime também. Quem duvida da vida tem culpa. Quem evita a dúvida também tem”. Minoria. Voz da percepção.

Disseram-me que sou uma “voz no deserto”. Minoria. Não importa. Sou a voz de 6,8% que amam “este país”, que não se calam por dinheiro, posição social, oportunismo do poder ou medo. Que Deus não castigue a minoria com 40 anos de PT no governo. Misericórdia, Senhor. Misericórdia!

Como diria Lennon, “Você pode dizer que sou um sonhador. Mas não sou o único”…

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

"O primeiro entre vós"


Tive uma péssima notícia: dona Maria Luíza F. Camilo morreu. Um pedaço de mim foi junto. Lembro-me do parque infantil em Pirajuí. Meus primos Fábio e Mariela passavam as férias na casa da vó Jenny. Brincadeiras, risadas, castelos de areia, futebol, gangorra, a piscina de azulejos brancos! Mergulhos! Festa! O tempo - desde aquela época, como diria Alceu Valença, primo-irmão da solidão -, fazia seu melhor: roubava nossa infância aos poucos... Mas logo vinha o melhor do dia: sopa! Fecho os olhos. Aquela mesa comprida, cheirinho delicioso, a molecada faminta. Maria Luíza e outras senhoras servem alegremente a comida...

Lembro também dos versículos 32 a 45 do capítulo 10 do evangelho de Marcos. Jesus ia para Jerusalém. Seus discípulos o “seguiam”. E o Mestre revela: “O Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; condená-lo-ão à morte e o entregarão aos gentios. Hão de escarnecê-lo, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo; mas, depois de três dias, ressuscitará”. Era questão de tempo. Ninguém entendeu a mensagem. McLuhan gritaria: “O meio é a mensagem!” Mas Tiago e João não perderam tempo: “Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”.

Surpresa: “Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Uau! Cristianismo é isso: contracultura pura!

Enquanto o ser humano se preocupa em ser o maior, ter o melhor cargo político para escravizar, ser o principal da igreja para dominar, ter amigos influentes para ser servido, Jesus prega que devemos servir, assim como ele, que deu “sua vida em resgate por muitos”. Veja que ele não diz todos, mas apenas “muitos”. É que nem todos aceitam Jesus como senhor e salvador. Não compreendem que, na lógica de Cristo, o primeiro é o que serve, e não o que é servido. Imagine Brasília servindo ao Brasil.

Mas para servirmos temos de amar ao próximo. Pense na pessoa que mais te odeia. Agora se surpreenda com Cristo em Lucas 6: 27 a 32: “Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam (...) Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam”. Contracultura, meu nego!

Cristianismo é servir. Quer ser o primeirão? Sirva. Nossos avós e pais nos serviram. O primo-irmão da solidão roubou muito mais que nossa infância: Maria Luíza se foi. Mas hoje Fábio é engenheiro, Mariela é juíza e eu relações públicas e jornalista. Maria Luíza, obrigado por nos servir! Jesus, obrigado por eles! Tempo, vê se dá um tempo!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

VIVA LA REVOLUCIÓN!!!!!!!!!

Minha amiga Carlinha me enviou um teste: politicômetro. Para eu saber minha posição política.

Pois é, deu: CENTRO ESQUERDA LIBERAL...

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Valeu Carlinha!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008


Lula-lá inaugurou a plataforma P-34 da Petrobras e recolheu amostra de óleo. Com as mãos sujas, sorriu. A companheira da Casa Civil, Dilma Roussef, lembrou Monteiro Lobato e seu livro O poço do Visconde, para expressar o momento lúdico pelo qual atravessa “este país”: “Voltamos ao Sítio do Pica-Pau Amarelo. O sítio é o Brasil e a Petrobras achou petróleo atrás do galinheiro”. Depois dessa FHC pediu para que o país deixe de lado as “calças curtas”. Até tucano canta de galo nesse terreiro! Có-có-déco!

Não há dúvidas de que vivemos no Sítio. O instituto Ipsos entrevistou mil brasileiros em 70 cidades de nove regiões metropolitanas. Ao apontar o Brasil no mapa-múndi metade acertou. Os outros 50% nem sequer sabem onde fica o próprio galinheiro. Pior: para 2% que cacarejou, o Sítio fica na Argentina! Pibe, diz que fica no inferno, mas não diz Argentina! Outros apontaram o Brasil na África; mas a dúvida é cruel: estaria na República Democrática do Congo ou Chade? Outros 29% desistiram da resposta. É o resultado da pesquisa Pulso Brasil. Quem nunca confundiu Amapá com Canadá que atire o primeiro Visconde de Sabugosa! “Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo. Sítio do pica-pau amarelo.”

E a Cuca da ignorância assusta sem dó: dos frangotes que já passaram por uma faculdade, 10% nem imaginam que a terra de Lobato está localizada na América do Sul. Já no ensino médio são 30% dos galetos. Isso porque devem estudar geografia por seis anos! E os pintinhos que ainda nem saíram da casca do ensino fundamental preocupam o futuro da granja: 50% não dão um pio sobre o assunto. “Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente. O sol nascente é tão belo! Sítio do pica-pau amarelo”.

Se o próprio galinheiro é terra desconhecida aos brasileiros, imagine atrás dele: só 3% reconhecem a França e 84% ignoram de que o país de Maradona faz fronteira com o país de Pelé. "O estudante que não decifra o mapa-múndi não reconhece o mundo concreto que o cerca. É simples assim", sentenciou a secretária de Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro. Alô PSDB! “Rios de prata, pirata, vôo sideral na mata, universo paralelo. Sítio do pica-pau amarelo”.

Mas aqui no Sítio nosso hobby é criticar os americanos. Enquanto só 18% dos brasileiros sabem onde ficam os EUA, 86% dos estadunidenses reconhecem seu terreiro no mapa; 81% sabem que o país de Emiliano Zapata faz fronteira com o país de Luther King e 54% reconhecem a França. O diabo é que 47% sabem onde está a Argentina!

Tenho pena do brasileiro. Cisca uma TV, um MP3, um DVD no “universo paralelo” e vota na Dona Benta que lhe dá o farelo da riqueza nacional. Abriu o bico: não tem saúde, educação, alimentação, habitação, segurança, respeito, justiça; enfim, democracia plena. Mesmo com a raposa dos impostos abocanhando R$ 700 bilhões até o momento.

Já a ministra Dilma é uma granjeira rendida à elite neoliberal capitalista que manda no Brasil há 500 anos, estudou com os riquinhos da USP e conhece Monteiro Lobato. Viu só, também sei fazer retórica petista “pogreçista”! Nunca na história deste Sítio uma trilha sonora está tão cotada a hino nacional: “No país da fantasia, num estado de euforia, cidade polichinelo. Sítio do pica-pau amarelo”. Có-có-có-déco!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

ESPETÁCULO DO CRESCIMENTO


NUNCA NA HISTÓRIA DESSE BLOG RECEBEMOS UM E-MAIL TÃO CARINHOSO.

UMA AMIGA PERGUNTOU INDIGNADA A RAZÃO DE EU DIZER QUE ESTE BLOG POSSUI APENAS QUATRO LEITORES.

O.K. LUCILENE, AGORA SÃO CINCO!!!

SE CONTINUAR ASSIM, EM 2079 SEREMOS 17!

PARA O ALTO E AVANTE!!!

SINCRONISMO DIALÉTICO LUSO-BRASILEIRO


Nunca na história do Banco Central o símbolo herético do capetalismo americano e a herança maldita de FHC foram tão, vamos dizer, materialistas! É que a desvalorização do dólar e a sobrevalorização do real causaram R$ 41 bilhões de prejuízo nas terras descobertas pelo socialista Cabral. Já dizia o Gérson: “Tem que levar vantagem em tudo, cérrrto?” Então, os pogreçistas do Conselho Monetário Nacional (CMN), mudaram as regras de elaboração do balanço e o que foi prejuízo agora é lucro! Uau! E tudo legalizado por MP (mais uma!) editada por Lula.

Falando em MP, Lula revogou aquela que transformava em ministério a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca para editar 19 projetos de lei que criam ainda mais cargos públicos sem concurso! Os pogreçistas são incansáveis! Concurso pra quê, companheiro? Só no Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), foram criados 425 cabides, quer dizer, postos de trabalho. Haja companheiro! Pior: o Ministério do Planejamento(?) nem sequer informa o número oficial de cargos criados. Outras duas MPs reajustaram o pingado dinheirinho do final do mês do pessoal da Advocacia-Geral da União (AGU), dos auditores do trabalho e da Receita Federal, e do BC. Dessa vez o Ministério do Planejamento(!) prevê que cerca de 300 mil servidores das “zelites” do funcionalismo público serão beneficiados. Valeu Lula!

Falando em Lula, o presidente deu mais uma dentro. É que o decreto assinado por ele determinando a instalação de postos do Exército nas terras indígenas localizadas em faixa de fronteira, contraria a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas da ONU, que aconselha o contrario: a desmilitarização das terras. Adivinha com o voto de qual país ela foi aprovada na Assembléia Geral ano passado? Brasil, sil, sil!!!

Falando em Brasil, as campanhas vão de pior a pior ainda. Aqui em Londrina, dois candidatos a prefeito antecipam o apocalipse com suas pérolas bíblicas: Um disse que vai, “de chicote nas mãos, expulsar os vendilhões do templo da prefeitura da cidade”. Onde está Xerxes e seu chicote quando a gente mais precisa dele? Outro disse que sua vida “é uma profissão de fé”. A pérola do ano vem do PSOL: fará “socialismo com liberdade”! Estranho ter de explicar o socialismo, não? Ou você já leu: “Democracia com liberdade”? “Cristo com salvação”? “Água com 100% de umidade”? “Alfabeto com letras”? Eu, hein? Vade retro Fidel Castro!

Falando em letras e vade retro, Lula vai “inaugurar” a Universidade Federal do ABC, cuja previsão de conclusão da obra é só lá em agosto de 2009. Também vai comandar o lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal de São Bernardo, cujo edital de licitação já foi até suspenso. Não parece piada de português?

Falando em português, meu saudoso e amado pai Wilson, depois de contar piada da terrinha, avisava: “Português só nasce em Portugal. Burro nasce em qualquer lugar”.
Ah, sim, por que chamei Cabral de socialista no começo do texto? Porque quando ele saiu de Portugal não sabia para onde iria. Quando aqui chegou não sabia onde estava. E pior: tudo com dinheiro do povo! Huahuahuahuahua

Não se esqueça: “... Burro nasce em qualquer lugar.”