sexta-feira, 19 de setembro de 2008

"O primeiro entre vós"


Tive uma péssima notícia: dona Maria Luíza F. Camilo morreu. Um pedaço de mim foi junto. Lembro-me do parque infantil em Pirajuí. Meus primos Fábio e Mariela passavam as férias na casa da vó Jenny. Brincadeiras, risadas, castelos de areia, futebol, gangorra, a piscina de azulejos brancos! Mergulhos! Festa! O tempo - desde aquela época, como diria Alceu Valença, primo-irmão da solidão -, fazia seu melhor: roubava nossa infância aos poucos... Mas logo vinha o melhor do dia: sopa! Fecho os olhos. Aquela mesa comprida, cheirinho delicioso, a molecada faminta. Maria Luíza e outras senhoras servem alegremente a comida...

Lembro também dos versículos 32 a 45 do capítulo 10 do evangelho de Marcos. Jesus ia para Jerusalém. Seus discípulos o “seguiam”. E o Mestre revela: “O Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; condená-lo-ão à morte e o entregarão aos gentios. Hão de escarnecê-lo, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo; mas, depois de três dias, ressuscitará”. Era questão de tempo. Ninguém entendeu a mensagem. McLuhan gritaria: “O meio é a mensagem!” Mas Tiago e João não perderam tempo: “Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”.

Surpresa: “Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Uau! Cristianismo é isso: contracultura pura!

Enquanto o ser humano se preocupa em ser o maior, ter o melhor cargo político para escravizar, ser o principal da igreja para dominar, ter amigos influentes para ser servido, Jesus prega que devemos servir, assim como ele, que deu “sua vida em resgate por muitos”. Veja que ele não diz todos, mas apenas “muitos”. É que nem todos aceitam Jesus como senhor e salvador. Não compreendem que, na lógica de Cristo, o primeiro é o que serve, e não o que é servido. Imagine Brasília servindo ao Brasil.

Mas para servirmos temos de amar ao próximo. Pense na pessoa que mais te odeia. Agora se surpreenda com Cristo em Lucas 6: 27 a 32: “Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam (...) Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam”. Contracultura, meu nego!

Cristianismo é servir. Quer ser o primeirão? Sirva. Nossos avós e pais nos serviram. O primo-irmão da solidão roubou muito mais que nossa infância: Maria Luíza se foi. Mas hoje Fábio é engenheiro, Mariela é juíza e eu relações públicas e jornalista. Maria Luíza, obrigado por nos servir! Jesus, obrigado por eles! Tempo, vê se dá um tempo!

Nenhum comentário: