quinta-feira, 3 de maio de 2007

Estado caveirão

A Anistia Internacional divulgou relatório, veja só o nome, "Brasil - Entre o ônibus em chamas e o caveirão: em busca da segurança cidadã", no qual afirma que "a contínua negligência do Estado alimenta a crise de segurança pública no Brasil". Não, essa notícia não deixou o pessoal da Folha feliz da vida, não! É o Estado, o Governo(?) que é o culpado; e não a imprensa e muito menos a sociedade, como insiste o PT. Pessoal inteligente da Anistia, hein? Vão ser intelectuais assim lá no Complexo da Maré!
E não pára por aí: "As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo chegaram a um impasse trágico. As quadrilhas de criminosos se apressaram em preencher o vazio deixado pelo Estado, promovendo uma espécie de ´balcanização´ nestas cidades, que estão repartidas em diversos feudos violentos", diz o relatório.

Pois bem, em tempos operários percebemos que a incapacidade de gerar políticas de segurança pública que realmente funcionem estão presentes em qualquer governo.

É que o número de assaltos a bancos em São Paulo entre 2004 e 2006 foi "só" 116% maior do que a Secretaria de Segurança Pública do governo Alckmin (PSDB) divulgou aos contribuintes. Foi o que confirmou o atual secretário, Ronaldo marzagão, quando resolveram rever os boletins de ocorrência. Desde que Cabral pôs os pés aqui os governos continuam iguais. Sobre o incômodo assunto, os tucanos que não bateram asas para puleiros mais limpos, trataram de fazer o que Chico Buarque já aconselhava: "bico calado"...

Tudo se deve aos confiáveis dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que registrou 77 assaltos a bancos no primeiro trimestre de 2006, enquanto o governo Alckmin, por meio de seu então secretário, Saulo de Castro Abreu Filho, lembrava de apenas 29. É o Estado caveirão!

Como diz um amigo, "qual governo seria o menos pior"?

"The answer, my friend, is blowin' in the wind"...

Nenhum comentário: