terça-feira, 5 de julho de 2011

Doping

Caso Cielo eleva Brasil ao topo da lista de doping nos esportes aquáticos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
 

O caso Cielo elevará o Brasil à liderança do ranking de doping de esportes aquáticos no atual ciclo olímpico. Com os quatro nadadores que testaram positivo para a furosemida, o país atingirá o número de 13 registros na Fina (Federação Nacional de Natação) desde agosto de 2008. A entidade mundial já computou 67 casos neste período.

OS LÍDERES DE DOPING DA FINA NO ATUAL CICLO OLÍMPICO (DESDE AGOSTO DE 2008)

PAÍS CASOS DE DOPING
Brasil 13 (com Fabíola Molina e quatro nadadores do caso Cielo)
França 9
Rússia 6
EUA 4
Hungria e Rep. Tcheca 3

Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked testaram positivo para a furosemida, diurético famoso por mascarar outras substâncias. O exame foi realizado em maio e o resultado foi divulgado na última sexta-feira, junto com o anúncio da advertência aos quatro atletas. O caso ainda será analisado pela Fina, que deve dar um parecer até o final desta semana.

A defesa do campeão olímpico e dos outros nadadores se baseia em contaminação cruzada da cápsula de cafeína, responsável pelo doping. Um laudo do laboratório Ladetec confirmando a contaminação e um relatório da farmácia de manipulação Anna Terra foram anexados ao processo. O painel de Controle de Doping instaurado pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) recomendou apenas uma advertência por não constatar culpa nem negligência no caso. No entanto, a Fina pode ampliar a punição.

ADVERTÊNCIAS NO ATUAL CICLO OLÍMPICO

ATLETA (PAÍS) SUBSTÂNCIA DATA DO TESTE
Lauren Goulart (BRA) metilhexanamina nov/2010
Clémence Cler (FRA) Prednisona e Prednisolona fev/2009
Florent Augier (FRA) Prednisona e Prednisolona dez/2008                      

Agora, os recentes casos no Brasil irão ampliar os números na Fina. No período entre Olimpíadas – de agosto de 2008 até agora – a entidade registrou 67 casos de doping. A punição de dois meses de Fabíola Molina e o caso Cielo ainda não estão incluídos nesta lista da entidade mundial. Sem contar esses processos nacionais, a então líder é a França, com nove registros. O Brasil vinha logo abaixo com oito, seguido pela Rússia (veja tabela ao lado).

Mas com Fabíola Molina, Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked, o Brasil dispara na lista de dopings da Fina. Neste mesmo período, somente três dos 67 casos foram de advertências e apenas dois de uso de furosemida – a brasileira Daynara de Paula (suspensa por seis meses) e o russo Ksenia Ivliev (afastado por dois anos).

Nenhum comentário: