sexta-feira, 31 de agosto de 2007

MAIS UMA DIRETO DO PAÍS DOS IMBECÍS: O EX-TUDO DE LULA-LÁ...

Dirceu diz que PT apresentará candidato à coalizão para vencer eleição de 2010

REGIANE SOARESda Folha Online

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) defendeu hoje uma candidatura de coalizão nas eleições presidenciais de 2010 mesmo que o candidato não seja do PT. Dirceu disse que tanto ele como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acreditam na possibilidade de lançar em 2010 uma candidatura única em torno dos partidos que dão sustentação ao governo.

"O ideal é que tenha um candidato de coalizão. Caso contrário, vamos nos unir no 2º turno. Mas o presidente Lula e eu acreditamos nisso [que tem de haver uma coalizão]. Trabalhar para que se construa uma candidatura de coalizão", disse ele ao chegar ao 3º congresso do partido, em São Paulo.

Ele admitiu que o PT apresentará para a coalizão um nome próprio para a eleição de 2010. "O PT terá uma candidatura para apresentar para uma coalizão em 2010. Acho que aqui no congresso deve ser aprovado isso."

No entanto, ele afirmou que o candidato do PT não será imposto para os partidos de coalizão. "Não significa que o candidato tem que ser do PT, mas acho que os partidos terão uma única candidatura."

Segundo Dirceu, a candidatura única de coalizão garantirá a continuidade dos oito anos do governo Lula. "Poderemos dar continuidade aos 8 anos de governo Lula, principalmente ao programa que ele implementou no país de desenvolvimento, de integração da América do Sul e de projetos sociais".

Dirceu disse que essa coalizão conseguirá vencer as eleições de 2010. "Eu acredito que essa coalizão, que elegeu o Lula por duas vezes, tem apoio popular, respaldo e poder para vencer as eleições em 2010."

Essa mesma idéia foi defendida pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que defendeu nesta sexta-feira que o partido tenha candidato próprio nas eleições presidenciais de 2010. "O PT não pode abdicar do direito de tentar construir uma candidatura própria, mas precisa levar em conta que outros partidos têm o mesmo direito", disse.
Divisão

O partido, entretanto, está dividido sobre essa questão. O presidente do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), evitou debater a candidatura própria do partido nas eleições presidenciais de 2010.

Vários integrantes do partido defenderam publicamente que o PT tenha um candidato próprio. Essa idéia contraria o discurso oficial do presidente Lula, que defende uma candidatura única dos partidos da coalizão --mesmo que o candidato não seja do PT-- e admitiu que poderia apoiar um nome de outra legenda no pleito presidencial de 2010.

O secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, disse que o partido terá candidato próprio nas eleições de 2010. "O PT terá candidato próprio em 2010. Mas é claro, sem abalar o governo de coalizão."

Pomar afirmou que o candidato do PT será definido pelo seu perfil e não pelo seu nome. De acordo com a discussão do perfil do candidato à Presidência de 2010, Pomar disse que a legenda escolherá o nome que mais se encaixa nele.
"Vamos definir o perfil da candidatura para 2010. Mas vai ser desvinculado de um nome", afirmou ele.

Nenhum comentário: