sábado, 4 de agosto de 2007

PT: SE NÃO FOSSE PERIGOSO SERIA CÔMICO...

LULA-LÁ, O DEMOCRÁTICO, O REPUBLICANO...

Carta ao presidente Lula

Uma resolução da executiva do PT provocou uma reação da organização "Repórteres Sem Fronteiras", que luta pela liberdade de imprensa no mundo inteiro.

A resolução, aprovada na terça-feira, convoca “a militância, os detentores de mandato e as instâncias partidárias a enfrentar" o que a Executiva considera uma "ofensiva que a oposição de direita e setores da imprensa" teriam deflagrado "contra o PT e o governo Lula".

A executiva do PT afirma que as vaias no Pan e "o tratamento dado pela oposição e setores da mídia ao acidente da TAM" são uma "subida de tom motivada pelas eleições de 2008 a 2010".
Em resposta, a organização Repórteres Sem Fronteira enviou uma carta ao presidente Lula, dizendo que a decisão da executiva do PT "parece inoportuna e sem fundamento".

Sobre as vaias do Pan e as manifestações que se seguiram à queda do avião, a carta questiona: "deveria a imprensa se calar diante desses eventos, deixando-os passar de forma despercebida?".

A Repórteres Sem Fronteira cita uma declaração do secretário de Comunicação do PT, Gléber Naine, para quem "a TV Globo, os jornais Correio Braziliense, O Estado de São Paulo, O Globo e Folha de São Paulo nunca fizeram antes oposição a um governo como o fazem agora". Ao Jornal da Globo, o secretário confirmou ter dito essa frase.

A carta da Repórteres Sem Dronteira diz que os veículos citados “não deixaram de criticar representantes dos partidos de oposição citados em casos de corrupção, abuso de poder e fraude”.

A organização “chama o governo ao bom senso", e conclui dizendo que a decisão do PT "não parece em acordo com um partido democrático", "não pode senão alimentar o rancor e deve ser reconsiderada”.

Nenhum comentário: