segunda-feira, 16 de março de 2009

QUEM?


“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” I Coríntios 6:10.

Essas são as palavras do apóstolo Paulo à igreja – corpo de Cristo, as pessoas – de Corinto. A lista é grande. E não há diferença entre pecadinho e pecadão: isso é coisa de hipócrita, de injusto. Porque o nosso senso interior de justiça é falho, contaminado com nossas próprias mazelas, podre. O resultado de nossa justiça é o que acusa o próximo de adúltero, mas maldiz o amigo. Persegue os efeminados, os homossexuais, mas é idólatra. Recrimina o ladrão, mas é avarento. Ninguém escapa! “Todos pecaram e carecem da glória de Deus”, diz o mesmo apóstolo.

Por isso dependemos diariamente da misericórdia de Deus e do perdão que há em Jesus Cristo. Quando percebemos que pecamos, pedimos perdão àquele que é o único mediador e Salvador dos homens: Jesus Cristo.

Mas pedir perdão a todo o momento não basta. Necessitamos de buscar não mais repetirmos o erro. Mas Deus, na sua sabedoria, sabendo que o homem é falho - se andar 30 dias comigo você vai entender o que digo - nos ama ao ponto de nos dar sempre uma nova chance. Depende de nós. Livre arbítrio.

Mas o que interessa é sabermos quem somos e o que estamos fazendo em relação ao próximo. O que interessa é sabermos onde nos encaixamos nesta lista de injustiças, de pecados, de condenação.

Lembro o Salmo 15 do rei Davi: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal a seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.”

Nunca alguém foi tão perseguido, vilipendiado, execrado, injustiçado como Jesus Cristo. E ele andava com a “escória da sociedade”, o “lixo humano”, os pecadores, os amaldiçoados; como eram classificados pelos “perfeitos” da época. Jesus veio para mim. Jesus veio para você. A não ser que você, na sua perfeita sabedoria e perfeição, não tenha carência da glória de Deus. Jesus escolheu os da lista para andar com eles, para trazer amor, justiça, mudança de vida, salvação e paz. Mas, para isso, temos de aceitá-lo como Senhor e Salvador.

Senhor, quem morará no teu santo monte? Não erreis, pois a lista está mais atual do que nunca.

André Arruda Plácido - Relações Públicas, Jornalista e especialista em Comunicação e Liderança em Missões Mundiais pelo Haggai Institute de Cingapura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem não tiver pecado...
Frederico Bottrel - Estado de Minas
Carlos Altman - Estado de Minas




Atire a primeira pedra quem nunca cometeu um pecado. A frase de Jesus Cristo ao defender uma mulher do furor de seus algozes é algo tão atual como há milênios. Atire um computador pela janela quem nunca baixou um programa infectado pela internet. Verdade seja dita: tudo de ruim que acontece com o seu computador se deve aos sete pecados, digamos, high-tech. O Informátic@ foi à caça desses novos pecados (e também dos pecadores) e descobriu que eles povoam as residências e as empresas em proporção assustadora.

Para evitar o “pranto e o ranger de dentes”, conversamos com um daqueles “anjos” capazes de salvar a alma dos pecadores high-tech. O especialista em tecnologia da informação, Presleyson Lima, que coordena um departamento de service desk, passa o dia-a-dia socorrendo PCs maltratados em decorrência dos pecados alheios. “Somos nós, os profissionais de TI, que acabamos pagando esses pecados. Mas não podemos reclamar; é o que garante nossos empregos”. Amém.

1 - GULA
Voracidade de downloads

A gula é a mãe dos pecados high-tech e um mal reincidente. Se ninguém, como escreve Luis Fernando Verissimo, no livro de mesmo nome, consegue ficar imune a uma suculenta picanha, no mundo da internet é praticamente impossível passar batido diante do “saboroso” software MSN Messenger. Este é o primeiro de vários outros programetes consumidos diretamente da internet ou de um CD de instalação.

Tudo começa com um inocente download do comunicador instantâneo e, aí, o faminto por novidades tecnológicas não para mais. São programas de fotos, ícones para personalizar a área de trabalho, papéis de parede com paisagens e descanso de tela em forma de aquário com peixinhos dançantes. É aí que mora o perigo. Os sites de programas gratuitos como Baixaki, Superdownload e Baixatudo viraram verdadeiras delicatessens de consumo para os que sofrem da gula.

Foi o que aconteceu com o computador do professor Marcelo Athayde. Consumidor assíduo dos sites de downloads, Marcelo fica até tarde da noite baixando MP3. Também não consegue dormir sem antes se esbaldar em um delicioso game de RPG. Tanto consumiu que se viu com um problemão. “Minha máquina começou a travar de uma hora para outra. Perdi vários arquivos importantes, inclusive provas que tinha que aplicar no dia seguinte. Tento controlar a gula por novos programas, mas sei que vai ser difícil. Todo dia tem algo novo na internet que chama a minha atenção. Em um ano, precisei levar meu PC para o conserto três vezes. Não posso sofrer mais desse mal”, desabafa.

Para conter o hábito e resolver o problema, o especialista Presleyson Lima tem a dieta: É preciso se livrar das gordurinhas desnecessárias. Ele dá os ingredientes da receita: “Para saber a frequência de utilização de um programa, o Windows XP tem recurso chamado “Adicionar e Remover Programas”. O similar do Windows Vista é conhecido como “Programas e Recursos”. Ao clicar em cada software instalado, é informada a frequência e a data da última utilização”.

Presleyson ressalta que a utilização esporádica desse software não define se o mesmo é essencial para o usuário ou não. “Caso não seja, basta clicar no botão remover que é apresentado nessa ferramenta de análise na parte inferior de cada software listado. Para acessar, no Microsoft Windows XP, vá em Iniciar, Painel de Controle e em seguida clique em Adicionar e Remover Programas. No Windows Vista , vá em Iniciar, Painel de Controle e em seguida clique em Programas e Recursos.


2 - IRA
Caros ataques de fúria

O relações públicas Anderson Gonzatto por pouco não jogou o computador pela janela no último ataque de fúria. “Odeio quando o computador trava justamente na hora que mais preciso. Tento resolver por conta própria, desinstalando programas, mas não resolve. Eu abomino computador lento e, quando trava então, quero atirá-lo para bem longe.”

Como Anderson, existem outros milhares de pseudo técnicos de plantão que sofrem do pecado da ira. Muitos acham que podem resolver sozinhos os problemas quando um computador para de funcionar. Baixam arquivos para melhorar o desempenho que, em vez de melhorar, só atrapalham. As reações de ataques de fúria são muito comuns. Registros deles estão em larga escala no YouTube para ninguém duvidar. Nos ambientes empresariais, os ataques ocorrem numa proporção menor, mas é dentro de casa ou em pequenas empresas que a ira se faz presente com muito mais fervor.

Nesta hora não tem jeito mesmo. Acenda um incenso, conte até 100 e desligue o computador A culpa de ele não estar funcionando não é da pobre máquina indefesa. Não adianta quebrar tudo o que estiver pela frente em mil pedaços, pois o ataque de fúria vai lhe custar caro.

“Não serão as agressões físicas ou verbais ao equipamento que vão solucionar o problema. As várias combinações de socos e pontapés no PC prejudicarão o funcionamento e, muitas vezes, gerarão danos irreparáveis. No fim das contas você terá que desembolsar uma boa quantia para solucionar os problemas adicionais”, alerta Presleyson. Outra sugestão dele: “Quando o Windows apresentar a famosa tela azul ou demonstrar algum comportamento anormal, é a hora de solicitar manutenção de um técnico qualificado”.


3 - LUXÚRIA
Cuidado com os sites que grudam

Para muitos, a luxúria não é vista como um pecado – não passa de uma válvula de escape e descontração para o estresse do dia-a-dia. Dentro dessa lógica, que mal há em visitar, de vez em quando, um site picante de mulheres envolventes e siliconadas? Se esse voyerismo for exercido no computador de casa, o mal é menor. Quem vai arcar com as consequências é somente o usuário. Mas, se a prática é no local de trabalho, o problema é sério. A rede da empresa pode compartilhar uma Sodoma e Gomorra de todos os tipos de vírus e add-ons!

Por pouco, o economista casado Roberto F. não entrou em uma fria daquelas. Depois de passar noites ardentes em um site pornográfico, viu-se em apuros. “Fiquei até 2h da manhã na internet, no computador da minha casa. Visitei sites inimagináveis. Quando fui visualizar um vídeo, meu computador começou a abrir várias páginas de sites pornôs e eu não sabia como fechar”, relata. Ele conta que reiniciava o computador e, quando abria novamente o navegador, lá estavam as páginas. “Entrei em desespero com a bronca da minha esposa ao me pegar vendo aquelas páginas. Por fim, consegui desligar o PC e fui correndo a uma assistência técnica para retirar o spyware que se alojou em meu computador”.

“O acesso a sites de conteúdo adulto está entre os líderes no ranking de infecção por criminosos virtuais e requer dos usuários atenção redobrada”, diz Presleyson. Segundo ele, há os que executam o vídeo no próprio site. Por isso, têm mais segurança, mas, mesmo assim, não estão livres de possíveis ameaças. “Os sites gratuitos que disponibilizam vídeos para downloads estão mais propícios à infecção devido à transferência do arquivo com o código malicioso”, avisa. Nem por isso, os sites de fotos escapam, como ele explica: “Existem vários vírus que infectam os computadores por meio de arquivos de imagens, e um dos maiores meios de propagação é o correio eletrônico”. É tomar cuidado para não cair em tentação e se livrar do mal.

4 - VAIDADE
Narcisos na web

Neologismo típico dos últimos tempos, poser é palavrinha que define muita gente que se expõe em Fotologs, FlickRs e Orkuts da vida: aqueles que gostam de posar. Com a câmera na mão, um biquinho na boca e um espelho na frente, fazem o maior estrago. E publicam tudo na grande rede, para quem quiser ver. Manifestação pura da nova cara da vaidade, na era pontocom. Se outrora vovó vaidosa pendurava fotografias no espelho da penteadeira, a galerinha teen de hoje se joga (quase literalmente) na web.

O advogado Régis Godoy não se considera dentro do perfil do poser típico, mas já viu suas fotos caírem em perfis falsos em sites de relacionamento, tradicional forma de pagar esse pecado. “Tinha no meu Orkut 12 shots do tempo em que eu era modelo. Roubaram as fotos e criaram páginas falsas. Pelo menos não usaram meu nome, mas era a minha imagem!”, conta.

Ele questiona os limites da vaidade on-line: “Será mesmo vaidade você tornar acessíveis imagens com as quais gostaria que as pessoas o associassem? Nenhuma das minhas fotos é sem camisa, por exemplo. São só fotos bonitas que quero compartilhar, e, atualmente, graças às inovações do Orkut, só com meus contatos”.

Esse é o ponto em que o próprio recurso pode ajudar o pecador, de acordo com Presleyson: “A maioria desses sites têm alternativas para os usuários, onde é possível habilitar opções, autorizar pessoas a visualizar os seus álbuns de fotos, deixar recados no mural e enviar depoimentos”. Mas não é exatamente o paraíso, segundo ele: “Mesmo habilitando todas essas opções, nada impede que uma pessoa realmente mal intencionada copie suas fotos”. Em termos de pecado, as pessoas são capazes de burlar qualquer cadeado do bem.

5 - INVEJA
Olho comprido no PC alheio

Na era da superexposição, em algum momento alguém estará de olho em você. Os crackers estão aí para roubar informações como senhas de banco, arquivos confidenciais e até projetos profissionais para destruir ou passar para o concorrente.

Inveja é um mal secreto. Ninguém afirma que comete esse pecado. O técnico de informática, que aqui vamos chamar de Eduardo, já criou muitos spywares para roubar as senhas de bancos e arquivos de uma empresa de São Paulo na área de engenharia civil. Hoje, garante que não faz mais isso. Viu que podia prejudicar pessoas que tinham pouco dinheiro guardado no banco. “Decidi parar quando percebi que o que fazia, a pedido de uma empresa, estava me afetando pessoalmente. Comecei a vasculhar o e-mail de minha namorada na época e conseguia descobrir todos os gastos dela com o cartão de crédito. Quando ela abriu uma conta no Orkut persegui seus passos dia e noite. Terminamos o namoro e decidi que não faria mais isso”, confessa.

Mas você não precisa ser um hacker ou cracker para vasculhar a vida alheia através dos sites de relacionamentos. Ou se apoderar de algo que não é seu. As senhas para acessar sites restritos e números seriais para legitimar a instalação de cópias ilegais de programas se espalham na internet feito praga. Basta querer para ceder aos apelos da inveja. Aos espertinhos que entram nessa viagem errada, o recado: “Ao acessar sites de crackers, você coloca o seu PC em risco de infecção proveniente de malwares ou criminosos virtuais. Ao usar números seriais de softwares crackeados, você não tem garantia de confiabilidade, disponibilidade de operação e não terá direito a suporte, às atualizações de segurança e novas funcionalidades que são disponibilizadas pelo desenvolvedor”, avisa Presleyson

6 - PREGUIÇA
A amiga do computador travado

Você tem um novo pacote de atualizações! Você deve rodar o antivírus freqüentemente! É bom ter cuidado ao baixar softwares e arquivos da web! Se alertas como esse provocam um generoso bocejo, bem-vindo aos domínios da preguiça. Consequência clara da gula, assim como no pecado tradicional em que, devidamente empanturrados, tudo que queremos é uma sonequinha. Aqui, a sonequinha dá lugar à negligência quanto aos hábitos fundamentais para a saúde do computador.

A publicitária Nair Silva provou desse mal. Comprou um notebook com HD de 80GB e acreditou que esse número a livraria de preocupações com o espaço na máquina. A manipulação de imagens e outros arquivos pesados, além do uso da máquina para entretenimento, obviamente, pesou com o tempo. Ela confessa: “Sempre tive preguiça de ficar passando antivírus ou de ficar esperando aquela chatice de desfragmentador de disco. Fala sério; tem coisa mais torturante que aquelas barrinhas coloridas indicando a porcentagem do processo?”.

Para Nair, teve. O computador simplesmente travou. “Nem ligar, ele ligava. Surtou”, conta. Resultado? Teve de sofrer uma re-educação, para evitar que o problema se repetisse. Ela admite que, às vezes, se rende ao pecado de deixar para depois a atualização, mas “não passa de uma semana”.

Presleyson aconselha uma medida prática para quem tem preguiça: delegar a parte chata da coisa, usando o agendador de tarefas, recurso presente no Windows. Ele recomenda programar as tarefas para os momentos em que o preguiçoso estiver longe do PC, como a hora do cafezinho, por exemplo: “Com o agendador, é possível informar qual o software a ser executado e sua periodicidade. Você pode incluir inúmeras ocorrências. Por exemplo, executar o desfragmentador de discos, todas as segundas-feiras às 17h, ou executar o antivírus todos os dias às 9h e assim por diante”.

Para acessar o recurso no Windows XP e Windows Vista, vá em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramenta de Sistemas e em seguida clique em Agendador de Tarefas.


7 - AVAREZA
Socorro online que não funciona

O operador de computação gráfica Paulo Egídio se considera um mão-de-vaca quando o assunto é pagar para resolver algum problema de tecnologia. Ele só envia o computador para conserto quando não tem mais jeito. Sofre de avareza crônica. Acha que baixando programas gratuitos na internet vai sanar todos os problemas. “Tento a todo custo resolver, por conta própria, as panes no meu computador. Até a desmontar o computador já me atrevi. Não adiantou, perdi tempo, e, de quebra, dinheiro”, diz.

A avareza acomete quase todos os usuários de computador hoje. Com a variedade de softwares gratuitos disponíveis para baixar, ninguém quer saber se eles são confiáveis ou não. E a situação se agrava quando esses softwares milagrosos para eliminar o mal da lentidão do PC são divulgados no pior estilo boca-a-boca. O estrago passa a ser generalizado.

A preocupação com ferramentas falsas de segurança é a principal questão quando o assunto é avareza, como exemplifica Presleyson: “Existem inúmeros downloads disponíveis para softwares gratuitos de segurança e antivírus falsos. Eles são instalados para obter o controle de qualquer página da internet e se infiltrar no PC. Podem até defraudar números de cartão de crédito, entre outras ações criminosas.”

Quanto a abrir a própria máquina, a recomendação é também taxativa: “Abrir o gabinete requer conhecimentos técnicos de manutenção. Ao realizar alterações nos hardwares internos, corre-se o risco de deixar o equipamento inoperante”. Caso o PC esteja apresentando eventos anormais, boa opção é solicitar a visita de um técnico de informática ou enviá-lo para uma empresa especializada.