sexta-feira, 13 de julho de 2007

A CARROÇA DO SOCIALISMO DO SÉCULO 21

CHÁVEZ DEMONSTROU O QUE SIGNIFICA SER UM VERDADEIRO REVOLUCIONÁRIO DO SÉCULO 21: VENDE CARROÇAS IRANIANAS COMO SE FOSSEM CARROS. PIOR: OS CHAVISTAS ACREDITAM. SÃO OS CHAMADOS "CARROS ANTIIMPERIALISTAS", REFERINDO-SE, OBVIAMENTE, AOS EUA.

A AMÉRICA LATINA É ASSIM MESMO. ADORA UM ATRASO. SEJA INTELECTUAL, POLÍTICO, FINANCEIRO OU ATÉ MESMO IDEOLÓGICO. QUANTO MAIS PRIMITIVO, MELHOR. É MAIS "REVOLUCIONÁRIO".

BUSH E O MUNDO CIVILIZADO E MODERNO DEVEM ESTAR BOQUIABERTOS COM A INTELIGÊNCIA REVOLUCIONÁRIA LATINA DO SÉCULO 21.
VIVA LA REVOLUCIÓN! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!!!!!!


Conheça os "carros anti-Bush" lançados na Venezuela

Da redação, com agências

Um dos "carros antiimperialistas" que estão sendo lançados na Venezuela com grande alarde pelo presidente Hugo Chávez, em parceria com indústrias automotivas do Irã, é baseado na plataforma do antiquado Peugeot 405 (fora de linha, mas ainda muito encontrado na França e comum em grandes cidades brasileiras), e ganhou no país vizinho o nome Centauro.

Entre os persas, chama-se Samand (nome de uma raça de cavalo de corrida), e é considerado o carro nacional do Irã.

OS CARROS BOLIVARIANOS

O compacto Saipa 141 vira Turpial na Venezuela e custa menos de R$ 16 mil

Com um motor 1.8 de quatro cilindros, 100 cv de potência máxima a 6.000 rpm e uma velocidade final de 185 km/h (os dados são do fabricante, a iraniana Khodro), o Samand-Centauro deve ser vendido aos venezuelanos por 23 milhões de bolívares, o equivalente a US$ 11 mil -- algo em torno de R$ 22 mil. O veículo é isento de IVA (imposto sobre valor agregado).

Assim, os venezuelanos vão poder comprar um sedã três volumes médio (cujo porte pode ser comparado a algo entre o Corsa e o Astra sedãs) pelo preço, no Brasil, de um Uno Mille 1.0 de duas portas. O Centauro tem como objetivo transformar-se num carro para transportar toda a família.

No entanto, como se vê pelos dados técnicos, o Samand-Centauro é um veículo bastante simples e limitado na parte tecnológica e nos equipamentos (freios ABS e direção hidráulica são opcionais no Irã).

O outro carro iraniano que está sendo lançado na Venezuela, este realmente popular, é o Saipa 141, que ganhou o nome de Turpial (a ave nacional do país sul-americano). Menor que o Centauro, produzido no Irã pela Saipa, ele tem motor 1.3 de quatro cilindros, com potência máxima de 62cv a 5.500 rpm. Na Venezuela, custa 17 milhões de bolívares -- cerca de US$ 7.900, ou R$ 15,8 mil. Não há nenhum carro zero no mercado brasileiro vendido a esse preço.

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