quinta-feira, 12 de julho de 2007

Eis o Brasil de Lula-lá, do PT da "ética na política", da democracia e de "um mundo novo possível". O Brasil republicano não merece. Ou merece?!

Do site do Jornal Nacional:


Brasil está mais corrupto segundo o Banco Mundial

Um estudo divulgado pelo Banco Mundial mostra que o Brasil ganhou estabilidade e transparência no sistema político, mas a corrupção aumentou e o governo perdeu eficiência.

O Banco Mundial analisou o desempenho político de 212 países e territórios. De 2005 para 2006, o Brasil melhorou em estabilidade e transparência no sistema político. Numa escala de zero a cem, passou da posição 42,8 para 43,3. Permaneceu no patamar de países como a Argentina e o Panamá.

Em todas as outras avaliações o país piorou: no quesito voz e transparência, que mede, entre outras coisas a liberdade de expressão e a capacidade dos cidadãos de escolherem seus governantes, em eficácia do governo e no controle da corrupção. Nesse último quesito, o Brasil está na pior posição desde que o estudo começou a ser feito, em 1996.

Na América Latina, o país com melhor desempenho no combate à corrupção é o Chile, que tem índice superior a 90%.

O responsável pelo estudo no Banco Mundial, Daniel Kauffmann, diz que não há motivo para preocupação. O Brasil está exatamente no ponto médio entre os países do mundo. Mas ele reconhece que o progresso tem sido lento.

O Brasil, segundo ele, tem que se perguntar como poderemos chegar ao próximo nível nos próximos dez anos.

No Brasil, o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hague, contestou o estudo do Banco Mundial.

“Eu acho que o estudo não mede o combate à corrupção no Brasil de forma nenhuma, muito menos o combate do Governo Federal. O estudo apenas detecta percepções sobre corrupção. Todo mundo sabe, no mundo inteiro, que as percepções aumentam na medida em que se investiga, em que se revela. E o que o Brasil está fazendo é revelar a corrupção e combatê-la, por isso há uma maior percepção”.

Nenhum comentário: