de Madri
Um grupo internacional de cientistas detectou vapor d'água na atmosfera de um exoplaneta (planeta localizado fora do Sistema Solar) cerca de 60 anos-luz distante da Terra, anunciou nesta quarta-feira (11) Ignasi Ribas, um dos pesquisadores envolvidos na descoberta.
O físico, membro do Instituto de Ciências do Espaço (CSIC) de Barcelona (Espanha) e do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha (IEEC), explicou à agência Efe que já se suspeitava que nos exoplanetas houvesse água, mas que é a primeira vez que sua existência é comprovada com evidências científicas.
O estudo foi publicado no último número da revista "Nature", e sua principal autora é Giovanna Tinetti, da Agência Espacial Européia (ESA).
Também participaram do trabalho pesquisadores da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e de entidades científicas de países como França, Taiwan e Reino Unido.
Segundo Ribas, "é a primeira vez que se detecta vapor de água em um exoplaneta, e além disso, em grandes quantidades". A observação foi feita com a ajuda do telescópio espacial infravermelho "Spitzer".
Mais no UOL Ciência e Saúde: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/efe/2007/07/11/ult4429u686.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário