quinta-feira, 12 de julho de 2007

Exoplaneta com vapor d'água

Cientistas afirmam ter detectado vapor d'água na atmosfera de um exoplaneta

de Madri

Um grupo internacional de cientistas detectou vapor d'água na atmosfera de um exoplaneta (planeta localizado fora do Sistema Solar) cerca de 60 anos-luz distante da Terra, anunciou nesta quarta-feira (11) Ignasi Ribas, um dos pesquisadores envolvidos na descoberta.

O físico, membro do Instituto de Ciências do Espaço (CSIC) de Barcelona (Espanha) e do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha (IEEC), explicou à agência Efe que já se suspeitava que nos exoplanetas houvesse água, mas que é a primeira vez que sua existência é comprovada com evidências científicas.

O estudo foi publicado no último número da revista "Nature", e sua principal autora é Giovanna Tinetti, da Agência Espacial Européia (ESA).

Também participaram do trabalho pesquisadores da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e de entidades científicas de países como França, Taiwan e Reino Unido.

Segundo Ribas, "é a primeira vez que se detecta vapor de água em um exoplaneta, e além disso, em grandes quantidades". A observação foi feita com a ajuda do telescópio espacial infravermelho "Spitzer".

Nenhum comentário: