sábado, 14 de julho de 2007

IMAGEM É NADA. CONCEITO É TUDO!!!

Que o Rio de Janeiro continua lindo, ninguém discute. Mas a discussão parece não ter fim justamente nos quesitos segurança, eficiência, organização, tráfico, violência, burocracia e corrupção.

Imagem é nada. Conceito é tudo. O mundo já sabe que o Rio é uma das mais belas cidades do planeta que está morrendo. Mas o que vale é o conceito, esse sim, anda feinho, ou melhor, tenebroso, há anos.

Culpa de governos que possuem pós-doutoraqdo em blá-blá-blá e que continuam sempre, como fez dia desses Nosso Guia, Lula-lá, culpando governos anteriores. Mas pior do que isso é que a cada governo que toma posse, o conceito, se não piora, continua o mesmo.

Mas que o Rio continua lindo, ah, isso continua...


Pan revela 'burocracia corrupta' do Brasil, diz Times
O jornal britânico The Times traz uma reportagem, neste sábado, dizendo que a organização dos Jogos Pan-Americanos revelou problemas endêmicos ao Brasil, "principalmente a burocracia corrupta e ineficiente" do país.

Segundo o correspondente do jornal no Brasil, Tom Hennigan, o país investiu tempo e dinheiro para sediar o evento esportivo numa tentativa de convencer o mundo de que tem condições de organizar a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, mas "o orçamento para o Pan-Americano saiu de controle devido a má administração e corrupção, tornando o preço final para o contribuinte cerca de oito vezes mais caro que as estimativas iniciais".

"Esses enormes excessos nos custos aumentaram a preocupação sobre o potencial para desperdícios e corrupção se o Brasil se tornasse a sede da Copa do Mundo de 2014, que envolve muito mais dinheiro", diz o jornal.

A reportagem do The Times começa citando a morte de Leandro da Silva, um jovem jogador de futebol, atingido por uma bala perdida durante uma troca de tiros entre polícia e traficantes numa favela do Rio de Janeiro."

Apesar de ele não estar competindo nos jogos, a morte de um atleta aumentou a preocupação na cidade de que confrontos violentos entre forças de segurança e gangues possam manchar o maior evento esportivo das Américas, que começou na noite passada".

De acordo com o jornal, a chegada de 6 mil atletas, funcionários e jornalistas acontece ao mesmo tempo em que as autoridades lutam contra gangues nas favelas da cidade numa tentativa de "retomar o controle de áreas dominadas pelos traficantes há décadas".

O apagão aéreo também é assunto da reportagem, que diz que o "caos no sistema de aviação" é outro ponto contra a candidatura brasileira para sediar importantes eventos esportivos.

Nenhum comentário: