quinta-feira, 28 de maio de 2009

BRASIL, SIL, SIL!!!!


Milhares de professores não têm diploma adequado, diz MEC

Alexandre Garcia: Temos que inverter o círculo vicioso que parece ter sido mantido pelos que veem a educação como um perigo.

Mais de 380 mil professores não poderiam estar dando aula porque não têm diploma adequado. É o que mostra o último censo feito pelo Ministério da Educação. O despreparo se reflete na qualidade do ensino.

A realidade pode ser pior: o levantamento do MEC se baseia em diplomas. O diploma é um indicador relativo. Ainda ontem ouvi uma professora diplomada em pedagogia usando gerundismo e esse é um sinal mais preocupante que a ausência de um diploma.

Também ontem a OAB se queixou de que mesmo com exames da Ordem cada vez mais fáceis, cada vez mais diplomados em direito são reprovados. A OAB vê a carência começar no ensino fundamental. O Conselho Regional de Medicina (CRM) de São Paulo, este ano, constatou no seu exame que mais da metade de médicos recém-formados não conhecem os sintomas da tuberculose.

Sem educação não há futuro, sem professor, não há educação; sem qualificação, não há professor. Temos que inverter o círculo vicioso que parece ter sido mantido pelos que veem a educação como um perigo, porque liberta, converte clientes e dependentes em eleitores conscientes e cidadãos exigentes. O brasileiro educado não aceita ser conduzido, mas conduzirá o seu destino.

Neste mês, o governo paulista mandou à assembleia um projeto que exige de todos os professores da rede pública quatro meses de reciclagem na escola de formação de professores, com 360 horas de horas de atualização.

Estudos internacionais preveem que o Brasil poderá, em 30 anos, estar entre as cinco maiores economias do planeta, mas só se investir em educação. Para se investir no aluno, a pré-condição é investir no professor, em formação, e o MEC anunciou ontem a criação de 330 mil vagas para formar professores. Precisa investir também em salário, que hoje é insignificante. Para ensinar é preciso saber; mas não basta saber; é preciso saber transmitir o saber.

http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1170744-16020,00-MILHARES+DE+PROFESSORES+NAO+TEM+DIPLOMA+ADEQUADO+DIZ+MEC.html

Nenhum comentário: