quarta-feira, 27 de maio de 2009

IDEOLOGIA SIMIESCA


Que país é a Coreia do Norte?

A ditadura de Kim Jon-Il está desafiando o mundo com novos testes, com o lançamento de mísseis.


RODRIGO BOCARDI Nova York

Que país é esse? É a República Democrática Popular da Coreia (RDPC). Mais conhecida como Coreia do Norte porque ocupa a metade de cima da Península Coreana. Faz fronteira com a China - que sempre se mostrou parceira e até hoje fornece 80% da energia elétrica e 20% dos alimentos consumidos pelos norte-coreanos. E com Rússia - que foi aliada nos tempos de União Soviética e financiava o país vizinho.

Abaixo está a Coreia do Sul, rica e capitalista. Pobre e comunista ficou a Coreia do Norte - um dos poucos países no mundo com esse tipo de regime.

Cuba, por exemplo, também é comunista e recebe mais de dois milhões de visitantes por ano. Na Coreia do Norte, menos de dois mil turistas pisam lá anualmente. É a nação mais fechada do planeta. Internet e telefone celular são proibidos. Rádio, TV - só os oficiais, do governo. Assistir a canal estrangeiro é crime, e dá prisão perpétua.

Neste país de 23 milhões de habitantes há um exército com mais de 1,2 milhão de soldados. Isso sem contar os militares da reserva - mais de 5 mil. Na Coreia do Norte, os homens passam uma década a serviço das Forças Armadas e as mulheres, seis anos. É considerado o quarto maior exército do mundo.

Só os Estados Unidos, a Rússia e a China têm mais soldados e gastam mais com a defesa. Para bancar toda essa tropa o governo norte-coreano repassa quase 40% do PIB para os militares. Isso significa aproximadamente US$ 16 bilhões, R$ 32 bilhões por ano.

As Forças Armadas que chamam atenção pelos passos impecáveis nos desfiles deixam a desejar na qualidade dos 3,5 mil tanques de guerra, dos 1,5 mil aviões e dos 420 navios, dizem analistas.

Os equipamentos são considerados velhos. Parece pouco importar para quem tem armas de destruição em massa.

A Coreia do Norte, que já ameaçou abandonar o desenvolvimento de armas nucleares, está desafiando o mundo com novos testes, com o lançamento de mísseis. Desta vez, parece não ser chantagem de um país isolado na Ásia quer ajuda internacional. Parece ser uma demonstração de força de um egocêntrico ditador chamado Kim Jon-Il. E a paciência do governo americano com essas atitudes não é infinita, como já declarou a Casa Branca.

Mundo impotente

Neste momento de muita tensão, o mundo se pergunta: o que fazer para impedir os desvarios da Coreia do Norte? O ex-embaixador Marcos Azambuja, experiente negociador brasileiro, que hoje ocupa a vice-presidência do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, comenta:

“A Coréia do Norte é uma ditadura fechada completamente, onde não existem elementos normais de uma sociedade moderna. A opinião pública não conta, a imprensa não existe, o Congresso não opera, a cidadania não protesta. É raro ver uma situação em que o mundo seja tão impotente diante de um ator tão irresponsável”.


http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1169030-16020,00-QUE+PAIS+E+A+COREIA+DO+NORTE.html

Nenhum comentário: