segunda-feira, 12 de março de 2007

Carunchos do mesmo feijão...

Sob Lula, crescimento fica igual ao de FHC

PIB de 2006 cresce 2,9%, e expansão no 1º mandato do petista atinge média de 2,6%, como no 1º governo do tucanoAnalistas apontam para a continuidade da política econômica e a incapacidade de ambos de acelerar o crescimento da economia

FERNANDO CANZIANPEDRO SOARESDO ENVIADO ESPECIAL AO RIO DA SUCURSAL DO RIO

A economia brasileira cresceu 2,9% em 2006, disse ontem o IBGE. Com isso, apesar do discurso do "espetáculo do crescimento", sob o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula (2003-06) da Silva, o PIB do país cresceu, em média, 2,6% ao ano, igualando a taxa média de expansão da economia nos primeiros quatro anos de mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1998).

Na segunda gestão de FHC (1999-2002), a expansão média da economia brasileira foi menor -2,1%. Em oito anos de governo do PSDB, o Brasil cresceu 2,3%, em média.Se numericamente as taxas de crescimento são parecidas -e insuficientes para um país em desenvolvimento e aquém da média mundial-, o perfil da expansão sobre os dois governantes é distinto.No governo Lula, destacaram-se o consumo (alta média anual de 2,5%) e o investimento (3,4%) no lado da demanda e a indústria (3,6%) no da produção.

Mas agropecuária cresceu menos (3,4%).Nos dois governos FHC, o principal ponto negativo foi o baixo crescimento industrial, mas, no primeiro mandato do tucano, consumo e investimentos foram bem, favorecidos pela estabilidade pós-Plano Real. As exportações, por sua vez, cresceram mais no segundo governo do ex-presidente.

Leia mais

Nenhum comentário: