domingo, 3 de junho de 2007

Seu Jorge desconhece a história de antepassados...

A genética faz uma verdadeira revolução. Veja você, de acordo com uma análise do DNA de Neguinho da Beija-Flor, 67,1% dos seus genes têm origem EUROPÉIA, e apenas 31,5% africana. Neguinho até brincou: "Europeu, eu?! Um negão desse". Grande figura esse Neguinho!

Mas a maior surpresa veio de Seu Jorge que não parece tão disposto a encarar sua negritude como o irmão da Beija-Flor que leva no nome o orgulho da raça: "Tinha muita esperança de ser 100% negro. Se fosse, eu ia pedir uma indenização muito pesada nesse país, mas sou filho dos culpados também". Mas o cantor, apesar de decepcionado por ter um pezinho na Europa, afirmou ter ficado feliz pela resistência de antepassados negros. Na escurecida visão de Seu Jorge, era difícil ser negro na época em que milhões de africanos eram escravizados e continua a ser assim hoje. "Tem que ser negro para saber o que é você entrar em um ônibus, como uma pessoal normal, e ver os passageiros saltando antes do ponto, escondendo relógio, ligando para a viatura. É uma agressão muito forte. É violento".

Nada mais intelectualóide. Conversa fiada da mais pura linhagem. Ora, Seu Jorge, que cabecinha oca, hein? Indenização "pesada"? Filho dos "culpados"? Até quando esse tipinho de raciocínio de boteco vai continuar repercutindo no Brasil? Isso mostra total desconhecimento da história da África. Não sabe o que aconteceu em Angola? Não sabe o que os muçulmanos do Sudão fazem com seus "irmãos" de sangue não islâmicos? Não sabe da história recente dos diamantes de Serra Leoa? Não sabe, por acaso, que os próprios NEGROS capturavam seus irmãos de sangue - de tribos diferentes - e VENDIAM ao homem branco para servirem de escravos? Tenha dó, né? Isso não é VIOLENTO? Quer dizer que TODO europeu é culpado pela escravidão? Será que não havia europeu contra essa sandice e que era contra negros venderem negros aos brancos?

Querer indenização "pesada" é demais! Só se for para pegar a grana e voltar para a África e ajudar seus irmãos negros, que sofrem de verdade com a miséria, exploração, doenças etc. - sem dizer que na maioria dos lugares nem existem ônibus para pegar -, e assim fazer da África um lugar melhor. Se você não se sente bem por aqui, é essa sua chance de ir pra lá e ajudar seu povo - já que por aqui só tem "culpado". São frases feitas repletas de ignorância e oportunismo barato.

Não que não exista preconceito no Brasil. Claro que há! Na África existe também entre os próprios negros nativos! Mas gente ruim existe aqui, na África e nos lugares mais remotos desse planeta. Mas também existem pessoas de caráter lá e aqui. Querer indenização "pesada" é papo de quem não tem um pingo de consciência do que o negro africano sofreu e sofre até hoje lá em seu continente.
E os negros que ficam famosos e já procuram uma branquinha loirinha pra se casar? E os negros que chamam os brancos de "branquelos"? E as turmas de negros que não aceitam brancos? As igrejas de negros? E por aí vai.
Sou português. Filho de pai português. Penso que farei um exame de DNA para ter certeza de que sou 100% europeu. Se for, pedirei uma indenização pesada por que nesse país sou visto como burro e desde criança ouço pessoas contando piadinhas preconceituosas contra minha raça. Isso é violento! Mas e se eu descobrir que também sou filho dos "culpados"?... Ridículo. Meu amado e saudoso pai Wilson era a pessoa que mais contava piada de português. E ria muito com isso... Meu pai ensinou por meio de atitudes - dentre muitas outras coisas - de que se há o preconceito de dizerem que somos "burros", isso deve ser deixado de lado e mostramos no dia-a-dia as nossas capacidades.

Tenho muitos amigos negros e a cor de nossas peles nunca foi motivo de distanciamento. Até mesmo porque preconceito não se restringe apenas a isso. Agora entendo que quando alguém chama um negro de "alemão", pode estar atestando, mesmo na ignorância, mesmo na burrice do preconceito, a mais pura e cristalina verdade.

Ah, meu pai sempre dizia: "Português só nasce em Portugal. Burro nasce em qualquer lugar". Estava coberto de razão, né Seu Jorge?

Nenhum comentário: