terça-feira, 20 de maio de 2008

90º


Brasil é 90º em "índice de paz global"

da BBC Brasil

O Brasil ocupa o 90º lugar em um ranking que avalia 140 países em termos de pacificidade.

Segundo o relatório Global Peace Index (Índice de Paz Global), compilado pelo Institute for Economics and Peace e a consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), o Brasil caiu sete posições em relação ao ranking do ano passado, o que em parte pode ser explicado pela inclusão de 19 nações no estudo.

Na América do Sul, o Chile foi considerado o país mais pacífico, seguido do Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. No geral, o Chile também conseguiu uma boa colocação, ficando em 19º.

O Brasil ficou com a 7ª posição na região. Venezuela e Colômbia foram considerados os menos pacíficos da América do Sul.

Categorias

No ranking geral, o Brasil ficou melhor classificado que os Estados Unidos (97º) e logo acima do México (91º).
O Brasil também ficou à frente da Índia (107º) e da Rússia (131º), porém atrás da China (67º), considerado o mais pacífico entre os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).

Pelo segundo ano consecutivo, o Iraque foi considerado o país menos pacífico do mundo, atrás da Somália, Sudão, Afeganistão e Israel.

O ranking avaliou os 140 países em 24 categorias, entre elas as que avaliam relações com países vizinhos, violência, potencial para ataques terroristas, número da população carcerária, direitos humanos, estabilidade política, entre outras.

A Islândia, que não participou do ranking no ano passado, foi considerada o país mais pacífico do mundo, seguida pela Dinamarca e a Noruega.

Também entre os dez primeiros estão Portugal (7º) e Áustria (10º).

Nenhum comentário: