quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Com a "força do povo"


Para o presidente Lula, seu ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci (PT) é "um monumento da inteligência".

Mas o Ministério Público do Estado de São Paulo quer mais é derrubar o mito lulista. Pediu em ação civil pública o bloqueio de bens do "monumento" por improbidade administrativa. A base do pedido é a conclusão do Tribunal de Contas do Estado (TCU), que julgou irregular as contas de sua administração em 2002 como prefeito de Ribeirão Preto.

O MP também pede a suspensão dos direitos políticos do "monumento", a perda do cargo de deputado federal eleito com a "força do povo", além do ressarcimento aos cofres públicos.

Também foi acusado de fazer parte da "máfia do lixo", um esquema de suposta fraude em contratos de limpeza pública resultando em suposto superfaturamento, também à época em que era prefeito de Ribeirão Preto.

Vale lembrar de que a desconstrução do "monumento" começou quando foi acusado de mandado quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, que havia desmentido o ministro petista na CPI dos Bingos. Costa afirmou que "Palófi" participava de reuniões para fechar negócios suspeitos com lobistas e frequentava festas com prostitutas na mansão de Brasília conhecida como "República de Ribeirão".

Nenhum comentário: