segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Reunião


Você já ligou em uma dessas empresas em que o ISO 14.000, 18.000, 44.000, 739.000 está estampado em todos as peças publicitárias, mostrando o orgulho da façanha de obter a “excelência” em serviços, atendimento, qualidade e todo aquele blá, blá, blá de sempre? E as empresas públicas então? Já pediu para falar com o encarregado do almoxarifado? E com o coordenador de segurança “em nível de” pessoal? Já pediu para falar com o diretor de supervisão de Recursos Humanos? Já? Então você ouviu aquele famoso: “Só um minutinho, por favor”, seguido de Beethoven em “Pãrãrãrãrã rãrãrãrã....” Alguns muitos minutinhos depois vem a fatídica sentença trazendo agonia, nervoso, desespero, o diabo: “O fulano de tal está em uma reunião”. O pior vem logo depois: “O Sr. pode estar deixando seu nome que eu vou estar anotando e depois eu vou estar pedindo para ele estar retornando a ligação”. Argh! Vomitei! Santa Bárbara d’Oeste!! Haja paciência e sangue frio!

Parece que o mundo é movido a reunião. Afinal, o que é reunião? Bem, uma das definições do dicionário é: “ação ou efeito de reunir ou reunir-se”. É, isso eu sei que você já sabia. Uns dizem que “reunião não serve para nada”, outros dizem que é “coisa de veado!”. “Coisa de veado?!” Fico pensando...Você querendo irritar alguém ou respondendo a alguma provocação diz: “...é você seu veado! Vai pra tua reunião, boiola purpurinada!” Ridículo!

Outra definição do dicionário diz: “Sessão de uma agremiação ou coletividade”...É, assim dá sentido. Exemplo: reunião do “Grêmio Estudantil Che Guevara para siempre!” O sentido é de que muito vai se falar sobre assuntos que levarão a lugar nenhum, a utopias, guerrilhas, radicalismos, primitivismos, culto à personalidade... Não serve para nada mesmo. Tô fora!

O dicionário continua: “festa noturna em clube etc., sarau.” Hum...dependendo do clube, do sarau...pensando bem pode ser sim, coisa de veado! Outra do dicionário sobre reunião, só que armada: “aquela em que mais de duas pessoas têm armas ostensivas”. Ex: Taleban, CIA, “Exército Revolucionário de Revolução Viva La Revolución Revolucionária”, FBI etc.

Há pessoas que dizem serem reunião é algo tão inútil que apenas serve para marcar a data da próxima reunião. Já imaginou se o Collor fosse ainda o presidente? Em sua camiseta dessa semana poderia estar escrito: “Reunião, o futuro da Nação!” Ave!! E se o Maluf fosse fazer uma reunião por dia nos bancos suíços ou ingleses nos quais tem conta com dinheiro desviado dos cofres públicos? Pelo menos seria obrigado a mudar do país e a gente ficaria livre dele.

Tá certo que Jesus reuniu os doze discípulos e mudou o mundo. Em suas reuniões com o povo, Cristo fazia muitos milagres como: dar vista aos cegos, curar os doentes, multiplicar os pães e peixes, ressuscitar os mortos - coisa que Ele mesmo fez sozinho -, unir as pessoas com o seu amor etc. Mas, e Judas?, você pensou. É verdade... Judas deve ter chegado atrasado nas reuniões sobre o amor, conversão, respeito, amor ao dinheiro ser a razão de todos os males etc.
Foi também em uma reunião com o povo que Pôncio Pilatos, para quem Jesus trazia certa simpatia, abriu a possibilidade de o povo pedir a condenação do ladrão Barrabás, em vez do pregador Cristo. Mas o povo foi incitado pelos sacerdotes inimigos de Jesus a pedir a absolvição do bandido que sempre insurgia contra o domínio do Império Romano e, consequentemente, levou o Mestre a ouvir o povo gritar aquilo que Ele já sabia: “crucifica-o!” Pilatos, então, lava as mãos, até mesmo porque não queria ser acusado de acudir um inimigo de Roma. Deve estar em reunião com o Satanás até hoje!

Bem, sobre reunião concordo que ela é um mal necessário mas, dando para evitar seria bom, né?
Tudo isso é porque eu tentei fazer algumas entrevistas hoje e todo mundo mandava dizer que estava em uma reunião. Reunião para quê, São Benedito?!? Para ficar fazendo pose de importante e tentar replicar algumas palavras desconexas? (Gostou da frase de alto impacto?)
Bem, o pior de tudo é que semana que vem haverá reunião da escola, reunião de trabalho, reunião de condomínio – a pior -, reunião do colegiado, reunião da comissão de formatura, reunião...

Agora eu sei o motivo pelo qual ninguém encontra o Osama Bin Laden. No mínimo deve estar em alguma fatídica reunião.
Reunião só podia ser mesmo coisa de terrorista!

Nenhum comentário: