segunda-feira, 31 de março de 2008

ALGUÉM PODERIA IMAGINAR ALGO DIFERENTE DISSO?


Líder do PT na Câmara defende blindagem de Dilma na CPI dos Cartões

RENATA GIRALDIda Folha Online, em Brasília

O líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), defendeu nesta segunda-feira a blindagem da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) pela base aliada do governo no Congresso. O petista disse que os aliados devem votar contra qualquer tentativa de convocar a ministra para prestar esclarecimentos na CPI dos Cartões Corporativos ou em outras instâncias do Senado ou da Câmara.

"Eu defendo que a gente vote contra [requerimentos que propõem a convocação de Dilma]", disse Rands. "A oposição tenta subtrair a agenda do país. Por que [a oposição quer ouvir] a Dilma? Porque ela estava sendo apresentada como mãe do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]", afirmou.

Nos bastidores, a oposição articula a aprovação de requerimentos sugerindo que Dilma seja convocada para prestar esclarecimentos sobre o suposto dossiê para levantar gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua mulher, Ruth Cardoso, com cartões corporativos e contas B.

Reportagem da Folha publicada na última sexta-feira informa que o dossiê foi elaborado por orientação de Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, braço direito de Dilma. No fim de semana, a ministra negou que tenha elaborado um dossiê, chamando-o de levantamento de despesas.

Rands evitou usar a expressão dossiê, assim como levantamento ou sindicância, como chama o ministro Tarso Genro (Justiça). Para ele, o esforço da oposição para ouvir explicações de Dilma sobre o episódio é "temor" pela força da atuação da ministra, que é a responsável pela condução do PAC --carro-chefe do governo.

Nenhum comentário: