quinta-feira, 13 de março de 2008

AS 10 MELHOERS UNIVERSIDADES DO PLANETA


Tiago Jokura


AS DEZ MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO


10) ÉCOLE POLYTECHNIQUE Palaiseau (França) 1794 Os cerca de 400 franceses e 100 estrangeiros que ingressam anualmente na Escola Politécnica passam os primeiros oito meses de curso fazendo serviços comunitários ou militares. Só depois disso é que os alunos entram em contato com as especialidades da casa, a maioria cursos na área de exatas: engenharia, física, matemática, ciência da computação, economia e química. Curiosidade: Pra entrar, tem que suar, encarando uns dois anos de cursinho depois do ensino médio. Mas vale a pena: um recém-formado ganha, em média, 8 mil reais de salário.



9) PRINCETON Princeton (Estados Unidos) 1746 É a universidade que mais investe nos alunos. Em 2005, foram 3,6 milhões de reais por estudante! Essa dinheirama vem acompanhada de um código de honra radical: as provas não precisam de professor vigiando porque cada estudante assina um documento prometendo não colar. Quem quebrar o código pode ser expulso. Curiosidade: Um dos professores é o matemático John Nash, biografado no filme Uma Mente Brilhante. Entre os ex-alunos, destaque para os ex-presidentes americanos James Madison, Woodrow Wilson e John F. Kennedy.


8) CALTECH Pasadena (Estados Unidos) 1891Centro de excelência em ciências naturais e engenharia, o California Institute of Technology coleciona 32 Prêmios Nobel. É o melhor índice per capita de Nobéis do mundo: a cada 800 alunos e professores, um é agraciado com o prêmio. O mais famoso laureado é o químico Linus Pauling, que recebeu o Nobel duas vezes - de química e da paz. Curiosidade: Os estudos no Caltech são tão puxados que os alunos adoram a frase ‘Estudar, Dormir ou Socializar: escolha dois’. Pouca gente se forma em apenas quatro anos.


7) YALE New Haven (Estados Unidos) 1701 É o lar dos três últimos presidentes americanos: Bush Pai, Bill Clinton e Baby Bush. Apesar disso, Yale é uma ótima universidade. Os 11 mil alunos dispõem de 11 milhões de livros nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Nos campos acadêmico e esportivo, rola uma rivalidade com a Universidade Harvard. O engraçado é que os fundadores de Yale foram alunos de Harvard... Curiosidade: O grito de guerra de Yale é obra do ex-aluno Cole Porter, um dos maiores compositores americanos.


6) UC BERKELEY Berkeley (Estados Unidos) 1868 Avanços científicos como a descoberta do plutônio e o desenvolvimento de tecnologias para a internet brotaram no campus da Universidade da Califórnia, na cidade de Berkeley. Poderosa em física, química e ciências biológicas, a instituição forma todo ano 5.500 bacharéis, 2 mil mestres e 900 doutores. Curiosidade: 35 das 36 graduações estão entre as dez mais de suas áreas. E, no doutorado, Berkeley é a única escola com todos os cursos no Top 5 de seus campos de atuação nos EUA.


5) STANFORD Stanford (Estados Unidos) 1891 Fera nas áreas de engenharia e tecnologia, Stanford serviu de berçário para grandes empresas de informática, como HP, Yahoo! e Google. Quer dizer que lá só tem nerd? Nada disso: o programa atlético da universidade é o melhor dos Estados Unidos. Curiosidade: Se Stanford fosse um país, ficaria com a sétima posição no quadro de medalhas da Olimpíada de 1996. E nos Jogos de Atenas, em 2004, os alunos faturaram 17 medalhas.


4) OXFORD Oxford (Inglaterra) 1167 (estimativa) Você leu certo: Oxford foi fundada há 839 anos! Pela mais antiga universidade de língua inglesa do mundo já passaram quatro reis da Inglaterra, 25 primeiros-ministros ingleses e até um papa. A instituição é super-hiper-megatradicional. Tanto que uma de suas faculdades, o St. Hilda's College, até hoje só aceita matrículas de mulheres! Curiosidade: O ano acadêmico em Oxford é dividido em três períodos de oito semanas. Fazendo as contas, são 24 semanas de aula e 28 semanas de férias. Mas o ritmo é puxadíssimo.


3) CAMBRIDGE Cambridge (Inglaterra) 1209 Nenhuma universidade no mundo supera os 81 Prêmios Nobel ligados à Cambridge. Ícones da ciência como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking já passaram por lá como alunos ou professores. Em homenagem à sua excelência educacional, Cambridge virou nome da cidade que abriga a Universidade Harvard, nos Estados Unidos - os pioneiros de Harvard foram ex-alunos de Cambridge. Curiosidade: Os interessados em ingressar nas duas grandes universidades britânicas são tantos que ninguém pode se inscrever para Oxford e Cambridge no mesmo ano.


2) MIT Cambridge (Estados Unidos) 1861 Investindo pesado na pesquisa em computação e microeletrônica, o Massachusetts Institute of Technology faturou 14 Prêmios Nobel só nos últimos cinco anos. Desde a Segunda Guerra, o MIT encabeça vários projetos de segurança nacional. A grande ironia é que o instituto é também considerado o berço da cultura hacker... Curiosidade: O rendimento somado de todas as empresas fundadas pelo MIT e seus ex-alunos equivale à 24ª economia mais forte do mundo!


1) HARVARD Cambridge (Estados Unidos) 1636 A melhor universidade do mundo é também a mais antiga dos Estados Unidos. Além de colecionar 75 Prêmios Nobel e manter a terceira maior biblioteca do mundo - a primeira entre as universidades, com mais de 15 milhões de livros -, Harvard tem o maior orçamento para pesquisa e ensino. Em 2005, mais de 57 bilhões de reais engordaram os cofres da instituição. Entrar lá não é fácil. De todos os alunos inscritos para a admissão em 2006, apenas 9,1% foram selecionados. Curiosidade: As filmagens de Love Story, na década de 1960, foram as últimas permitidas no campus. Filmes como Legalmente Loira, A Firma e Gênio Indomável são ambientados em Harvard só de mentirinha.

Nenhum comentário: