terça-feira, 11 de março de 2008

O BRASILEIRO É ESPERTO: SÓ VOTA EM "PROGREÇISTA"


Prefeito do PT transforma visita de Lula em feriado municipal

LETÍCIA SANDER Enviada especial da Folha a Dianópolis (TO)

Candidato à reeleição, o prefeito de Dianópolis (TO), José Salomão Jacobina Aires (PT), decretou feriado no município e mobilizou ônibus para levar os moradores da cidade à cerimônia de inauguração de obra que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã de hoje.

"É um acontecimento histórico", justificou o prefeito, eleito em 2004 com 56,8% dos votos, e que, prestes a entrar em uma nova disputa eleitoral, dividirá o palanque com Lula.

O presidente vai ao Estado para inaugurar a primeira parte de um projeto de irrigação na região, obra prevista no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) que, segundo o prefeito, consumiu cerca de R$ 200 milhões até agora.

Questionado se o evento não se transformará em um ato de campanha antecipada, a sete meses das eleições municipais, Salomão nega. "Eles [a oposição] podem até explorar. Mas a população vai entender que a presença do Lula está acima desta picuinha político-partidária", disse, citando em seguida os benefícios da obra.

Em conversa com a Folha, o prefeito esmiuçou o plano para garantir o quórum no que ele chama de "dia histórico". Disse que dez ônibus sairão de diferentes pontos da cidade a partir das 7h para levar os moradores até o local do evento, a 25 km do centro da cidade.

De acordo com o prefeito, o governo do Estado, comandado por Marcelo Miranda (PMDB), colocará outros 30 ônibus para levar moradores ao evento, além de distribuir almoço aos presentes. A cerimônia deve começar por volta de 12h. São esperadas 5.000 pessoas.

A assessoria do governador, aliado de Lula no plano federal, afirmou que o Estado apenas montará a "estrutura mínima" para receber as pessoas com segurança e conforto --citou a montagem de banheiros químicos e de tendas com água, por exemplo. A assessoria negou a distribuição de comida e o transporte para o evento.

Cabo eleitoral
O presidente Lula tem dito que, nos próximos meses, pretende percorrer o Brasil. Em época de campanha municipal, o presidente geralmente é demandado por aliados, por ser um forte cabo eleitoral.

Na disputa presidencial de 2006, Lula obteve 56,9% dos votos em Dianópolis, segundo dados no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo o prefeito de Dianópolis, ao final deste projeto, a área irrigada chegará a 20 mil hectares. Hoje, Lula inaugurará o trecho inicial da obra, de 5.000 hectares, destinado à fruticultura. O restante deverá servir para a implantação de projetos com etanol e biodiesel.

Salomão prevê que cada hectare inaugurado gere entre três e quatro empregos --ou seja, pelo menos 15 mil postos devem ser criados a partir da plantação na área irrigada. Em Dianópolis a população é de 18.540 pessoas, diz o prefeito.

Na cerimônia, serão entregues os 63 lotes agrícolas desta primeira etapa, dos quais 58 serão para pequenos produtores e cinco para a categoria "empresarial", de até 200 hectares. Estava previsto que o presidente participasse, à tarde, de um evento em Palmas. Mas o ato foi cancelado no início da noite, por conta da agenda de Lula.

Nenhum comentário: