sexta-feira, 28 de março de 2008

NÃO EXISTE PECADO DO LADO DEBAIXO DO EQUADOR

DOCUMENTO CRIMINOSO? MAS, NO BRASIL, EXISTE CRIME?


Oposição aumenta pressão e Virgílio chama Dilma de 'aloprada'

Líder fala da denúncia que aponta braço direito da ministra como ordenadora do suposto
documento

Elizabeth Lopes, da AE

Virgílio é líder do PSDB no SenadoSÃO PAULO - O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), classificou, em discurso nesta sexta-feira, 28, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de "aloprada" , após a denúncia da reportagem do jornal Folha de S.Paulo informando que a principal assessora da ministra-chefe da Casa Civil, a advogada Erenice Guerra, foi quem ordenou o levantamento de gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua mulher, Ruth Cardoso. "É um crime muito grave e o dossiê é um documento espúrio, criminoso".

"Não tem essa história de que tem aloprado, ela é aloprada, aconteceu o alopramento da ministra Dilma, ela não pode dizer que não conhecia isso, não podemos cultuar essa república do 'eu não sabia', o documento saiu da doutora Erenice, não saiu de nenhum adversário dela do PT, saiu da Casa Civil", disse o líder.

Veja também:

Dilma admite 'banco de dados' sobre FHC e nega dossiê
Briga entre FHC e Lula antecipa debate sobre sucessão
IMAGENS: Os momentos de 'amor e ódio' de FHC e Lula
ENQUETE: A CPI dos Cartões deve quebrar sigilo de Lula e FHC?
Entenda a crise dos cartões corporativos
FHC cobra dados de cartão de Lula, que reage e diz que fará sucessor
Em sessão marcada por bate-boca, CPI rejeita convocação de Dilma

O termo é uma referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou de "bando de aloprados" os petistas que teriam encomendado a compra de um dossiê contra tucanos e que levou a disputa das eleições presidenciais de 2006 para o segundo turno.

O discurso de Virgílio fez ainda menções aos principais escândalos que atingiram membros do alto escalão do governo Lula, como a queda do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci e lembrou que a quebra de sigilo do caseiro Francenildo Costa custou o cargo "de Antonio Palocci, um dos mais importantes ministros do governo Lula". Ao dizer que a ministra Dilma poderia se "passar por tola e dizer que não sabia de nada", lembrou a queda de Palocci: "Um dos grandes ministros da Fazenda deste País caiu pela abertura do sigilo bancário de um caseiro, não importa se foi um caseiro, poderia ter sido do doutor Antonio Ermírio, a quebra do sigilo foi crime e o Palocci caiu."

Ainda no discurso, Virgílio disse que a ministra que cuida do PAC não é capaz de tomar conta da Casa Civil. "Coitado do PAC, não vai a lugar nenhum. O fato é extremamente grave, não tem a menor importância se tem guerra interna no PT, não acredito que ninguém no PT esteja levando a candidatura dela a sério". E disse que depois da divulgação da matéria da Folha, o mínimo que poderia ocorrer é "a Dilma se dirigir à CPI para explicar os fatos". E pediu intervenção da Polícia Federal para investigar o fato na Casa Civil.

O líder tucano no Senado insistiu que não iria entrar na discussão de guerra interna (no PT) para impedir a candidatura da ministra Dilma (à sucessão presidencial de 2010). E voltou aos ataques: "Que candidatura, qual pessoa neste País que pode levar a sério a candidatura da ministra Dilma? Candidata a quê, ela não foi candidata a síndica, a prefeita ou a coisa alguma. Quando Lula insinua que ela é candidata, me parece que é ele quem não abre mão de disputar o tal terceiro mandato."

Conspiração

Para Heráclito Fortes (DEM-PI), o vazamento da informação partiu do próprio PT para prejudicar a possível candidatura de Dilma Rousseff à presidência nas eleições de 2010. "Como a Dilma começou a despontar com o candidata, os aloprados e os sanguessugas não querem ela por perto", disse fazendo referência a dois outros escândalos do atual governo.

De acordo com o senador, o governo está "antecipando a campanha eleitoral".

(Com Agência Brasil)

Nenhum comentário: