terça-feira, 14 de abril de 2009

AÇÃO-REAÇÃO?


Israel e EUA farão maior exercício conjunto com mísseis defensivos

da Folha Online

Israel e Estados Unidos realizarão no final deste ano um exercício militar sem precedentes para testar sistemas defensivos de mísseis balísticos diante de um eventual ataque do Irã, informa nesta terça-feira o jornal israelense "Jerusalem Post".

O exercício militar, intitulado Juniper Cobra, acontece há cinco anos, mas ganha neste ano sua maior extensão e complexidade. Os dois países devem testar o míssil israelense Arrow 2 e o americano THAAD (Terminal High Altitude Area Defense), além do sistema de defesa de mísseis balísticos a partir de navios Aegis, informa o jornal, que cita fontes militares.

Policial israelense se prepara para operação; Israel e EUA farão exercícios militares
Segundo o jornal, os exercícios são uma reação a continuada busca do Irã por um programa nuclear. A operação tem como propósito criar a infraestrutura necessária para permitir a operabilidade entre os sistemas defensivos de mísseis balísticos israelenses e americanos --caso o governo dos EUA decidisse interferir, do lado israelense, em possível conflito armado com o Irã.

O diretor da Agência de Defesa de Mísseis, o tenente-general americano Patrick J. O'Reilly, informou sobre a operação à Subcomissão de Defesa do Comitê de Apropriações do Congresso americano no início deste mês.

Os escritórios de informação do Exército e do Ministério da Defesa israelense não confirmaram a informação divulgada pelo jornal.

O serviço de informação do Exército israelense afirmou que "EUA e Israel realizam periodicamente exercícios" de defesa em Israel "planejados com antecipação, que faz parte de um ciclo rotineiro de treinamento", destinado a melhorar as capacidades e a cooperação entre os dois países.

"Estes exercícios não estão associados a eventos mundiais reais na atualidade" e "mostram o compromisso dos EUA e de Israel com a estabilidade e segurança regional".

Nenhum comentário: