sexta-feira, 24 de abril de 2009

CIRO EM "CAUSAS PRÓPRIAS"


PROCURE MAIS ABAIXO O TEXO "PARDIEIRO" COM A FOTO DO PRESIDENCIÁVEL CIRO GOMES.

VEJA A BARBARIDADE QUE ELE DIZ ALI NO VÍDEO E VOLTE DEPOIS PARA LER ESSA REPORTAGEM QUE MOSTRA A SERIEDADE DE PAÍSES POLITICAMENTE CIVILIZADOS.

CIRO APENAS SE ESQUECEU DE EXPLICAR COMO E POR QUAIS MOTIVOS O CONTRIBUINTE NORTE-AMERICANO PAGA AS PASSAGENS DE SEUS LEGISLADORES.



Nos Estados Unidos, não tem farra de passagens

Lá, os parlamentares têm que comprovar todos os gastos com dinheiro público.

Giuliana Morrone
Nova York

É sexta-feira, dia de plenário vazio no congresso nacional americano. Deputados e senadores já deixaram Washington e viajaram para as suas bases eleitorais.

Nos Estados Unidos, as passagens aéreas pagas com dinheiro público só podem ser usadas em viagens oficiais ou para levar e trazer o parlamentar do estado dele para Washington. Cada gabinete é obrigado a mostrar - para quem pedir - a relação de todas as passagens.

As regras são bem claras. É proibido usar os bilhetes aéreos para viagens pessoais ou campanhas políticas. Parentes não podem ganhar passagens, a não ser em casos excepcionais, previstos em lei. Se o deputado ou senador quiser participar de um congresso patrocinado por uma empresa privada, quem paga o transporte é o patrocinador.

Tudo fica registrado em vários sites, na internet. É uma informação pública. Eleitor, adversário político, todos podem saber, facilmente, para onde o parlamentar viajou. O mesmo vale para os assessores. É só digitar o nome e a informação aparece. Por exemplo, pelo nome do deputado Barney Frank, de Massachussets, pode-se ver a lista de viagens que ele fez, no ano passado.

As passagens são pagas com a verba de gabinete que, no caso dos deputados, pode chegar ao equivalente a R$ 183 mil por mês.

Para evitar erros e abusos, os partidos oferecem aos parlamentares um manual bem simples, com perguntas e respostas sobre o uso de passagens aéreas, pagas com dinheiro público. "Posso pagar a passagem para um convidado participar de um encontro político?", pergunta um deputado. A resposta é "não".

http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1096599-16020,00-NOS+ESTADOS+UNIDOS+NAO+TEM+FARRA+DE+PASSAGENS.html

Um comentário:

Lu disse...

Isso sim é transparência...EUA

Que dó a dele está muito ferido todos contra ele sem amor e respeito.(casa !)
Nossa que indelicadeza a dele deixar a mãe dele pagar a própria passagem.
Ciro poderia ter a compustura no cargo de deputado de pagar ao passagem da mamãe com seu devido sálario.
Nossa vai ser excluido tudo se for seguir a fala dele.Ser ferido