sexta-feira, 17 de abril de 2009

ALELUIA!!!!!!!!!!


Pernambucanos marcam presença na Câmara dos Vereadores

Os moradores de São Bento do Una, no agreste de Pernambuco, vão todo dia fiscalizar as sessões da Câmara.

Todo mundo sempre fala que o povo tem que fiscalizar o trabalho dos políticos. Foi isso que resolveram fazer os moradores de São Bento do Una, uma cidadezinha que fica no agreste de Pernambuco. Todo dia, olho nas sessões da Câmara de Vereadores.

Já é noite quando eles começam a chegar. Um a um, com andar apressado. Na sala cheia, fica difícil achar lugar. A cena se repete toda semana na pequena cidade pernambucana de São Bento do Uma. O ponto de encontro é a Câmara dos Vereadores.

Quando a sessão começa, a platéia sabe bem o que fazer. “Viemos fiscalizar o trabalho dos vereadores e acompanhar o que acontece na Câmara”, diz o agricultor Ernando Tavares.

“Votamos neles, queremos acompanhar”, completa um pernambucano.

Geraldo faz questão de ver bem de perto o trabalho dos vereadores. Nem a longa caminhada até a Câmara intimida: “São 17 quilômetros, venho da zona rural. Ando meia hora em estrada de barro”, aponta.

As sessões estão sempre lotadas. Se sobra interesse, faltam cadeiras para tanta gente. O jeito é ficar em pé. Só que essa grande participação pode acabar. Um projeto de lei pretende mudar o horário das sessões. Se for aprovado, elas vão passar a realizadas durante a manhã.

“Alguns vereadores, no início da legislatura, pediram para nos reunirmos e tentar mudar o horário. Foi apresentado o projeto e uma das justificativas é para economizar energia”, diz o presidente da Câmara André Valença.

A oposição questiona. “Podemos economizar em uma série de outras despesas. Para dar uma ideia, em 42 dias úteis, a Câmara gastou mais de dois mil litros de gasolina com um único veículo”, lembra o vereador Washington Cadete (PR).

Mesmo antes da votação, o projeto causou revolta na comunidade. “A mudança é porque eles não querem a participação da população”, diz um morador da cidade.

Nenhum comentário: