terça-feira, 14 de abril de 2009

CONFLITO


Isolar Jerusalém vai opor Israel aos EUA, aponta analista

LUÍS FERRARI
da Folha de S.Paulo

Se implantado, o plano do novo governo israelense de expandir assentamentos na Cisjordânia, "ilhando" o setor árabe de Jerusalém, vai precipitar uma crise com Washington. O diagnóstico é de Akiva Eldar, autor de um livro sobre a história das colônias judaicas e editorialista do "Haaretz". Ele fala com autoridade de quem atuou dez anos como correspondente diplomático e mais três na chefia do escritório em Washington de um dos mais influentes jornais de Israel.

*FOLHA - Como a colonização da área E1 afeta a ideia de instalar a capital palestina em Jerusalém Oriental?
AKIVA ELDAR -* O plano de cercar a Grande Jerusalém com comunidades judaicas remove qualquer chance de os palestinos conectarem Jerusalém a outras partes da Cisjordânia. Com a construção do muro, na E1 e outras colônias a Cisjordânia será cortada ao meio. A população palestina cresce rapidamente e eles não têm onde construir novas casas.

*FOLHA - Pode ser imposto um isolamento como o da faixa de Gaza?
ELDAR -* Ao menos em Gaza há unidade territorial, sem assentamentos. Em Jerusalém, o plano de ampliar colônias não permitirá a separação entre israelenses e palestinos, em prol da solução dos dois Estados.

*FOLHA - Colonizar E1 é ideia do premiê, Binyamin Netanyahu, ou do chanceler, Avigdor Lieberman?
ELDAR -* É mais antiga. Desde 93, com o Acordo de Oslo, ficou claro que precisava ser congelada. O plano passou por comitês de planejamento e zoneamento. Todos os premiês sofrem pressão do prefeito de Maale Adumim, a segunda maior colônia na Cisjordânia, para expandir a E1. A meta é ter 3.500 famílias, criar hotéis e uma zona industrial.

*FOLHA - Contempla palestinos?
ELDAR -* O governo dirá que, na área industrial, podem ser criados empregos para palestinos, não casas. Os assentamentos são só para judeus.

*FOLHA - Onde viveriam os árabes trabalhadores do parque industrial?
ELDAR -* (Risos) Acha que Netanyahu e Lieberman se importam? Talvez eles gostariam que o Brasil os recebesse...

*FOLHA - Como seria a reação dos EUA à expansão dessa colônia?
ELDAR -* A rigor, a única razão para a E1 permanecer no papel é a pressão americana. Isso ilustra que, quando os americanos mandam uma mensagem clara a Israel de que não aceitam novos assentamentos, os israelenses evitam fazê-lo.
Aconteceu com Netanyahu entre 1996 e 1999, que só fez promessas mas não encostou na E1. Para os americanos, tal avanço representará o fim do processo de paz. Mostrar que o campo pragmático de Abu Mazen [Mahmoud Abbas] não serve e que o Hamas está 100% certo, que os israelenses não querem buscar a terceira via.

*FOLHA - Como os EUA limitariam a ação de Israel?
ELDAR -* O presidente Bush pai, em 1992, disse aos israelenses que parassem as colônias, para manter o auxílio econômico. Israel quis contestar, acabou sem o dinheiro e o Likud perdeu a eleição. Os americanos têm muito poder: o povo israelense não aprova seu governo contrariar os EUA. O premiê que entrar em crise com os EUA está fadado ao fracasso.

*FOLHA - O que precipitaria uma crise desse porte com os EUA?
ELDAR -* Se decidirem construir na E1, irá precipitar uma crise. Por isso ainda não foi feito. A mensagem até mesmo de Bush [filho], e mais ainda de Obama, sobre E1 é bem clara: para os EUA é uma linha vermelha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ezequiel 37

1 Veio sobre mim a mäo do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pós no meio de um vale que estava cheio de ossos.


2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.


3 E me disse: Filho do homem, porventura viveräo estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.


4 Entäo me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.


5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.


6 E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.

7 Entäo profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.


8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas näo havia neles espírito.


9 E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.


10 E profetizei como ele me deu ordem; entäo o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.


11 Entäo me disse: Filho do homem, estes ossos säo toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.


12 Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.


13 E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.


14 E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.


15 E outra vez veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:


16 Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros.


17 E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mäo.


18 E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura näo nos declararás o que significam estas coisas?


19 Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mäo de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se faräo uma só na minha mäo.


20 E as varas, sobre que houveres escrito, estaräo na tua mäo, perante os olhos deles.


21 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.


22 E deles farei uma naçäo na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais seräo duas naçöes; nunca mais para o futuro se dividiräo em dois reinos.


23 E nunca mais se contaminaräo com os seus ídolos, nem com as suas abominaçöes, nem com as suas transgressöes, e os livrarei de todas as suas habitaçöes, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles seräo o meu povo, e eu serei o seu Deus.


24 E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles teräo um só pastor; e andaräo nos meus juízos e guardaräo os meus estatutos, e os observaräo.


25 E habitaräo na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitaräo nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.


26 E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.


27 E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles seräo o meu povo.


28 E os gentios saberäo que eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.


http://www.nathan.co.za/biblepor.asp?chapter=839