quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Aquecimento global: China culpa "nóis"

O cadáver da culpa sobre o aquecimento global nem esfriou, enterrada por nossas ambições materiais no túmulo de nossas atribuladas vidas, e a China, segundo país entre os maiores poluidores, já culpa o Ocidente por tudo.

O povo chinês nem se recuperou direito dos pesadelos do assassino Mao e sua Grande Revolução Cultural Operária e já está precisando - e já passou da hora - de exorcizar outro mal: o Partido Comunista.
Os líderes do PC já perceberam como é bom abrir a economia para ganhar dinheiro. Mas veja o relato do jornalista Paulo Briguet em seu blog (briguet.tipos.com.br): "Acabo de entrevistar um cara que foi à China e lá viu uma fábrica de cinco andares com 150 costureiras por andar. Todas trabalhavam em bancos de madeira, com um furo no meio; embaixo do furo, um penico."

É esse o problema da terra do Grande Timoneiro. O crescimento da economia é realizado, em grande parte, por trabalho semi-escravo, em condições subumanas, salários de fome e a energia elétrica usada vem de termoelétricas que queimam carvão e poluem a atmosfera.

Mas é mais fácil culpar o Ocidente dizendo que poluímos há mais tempo, a fim de arquitetar uma desculpa para não se sujeitar a qualquer tipo de limite obrigatório de emissão de gases.

Alô Bush! Tu vais ter companhia quando se recusar a assinar qualquer tipo de protocolo!


China responsabiliza o Ocidente pelo aquecimento global

Jim Yardley de Pequim

A China afirmou na terça-feira (06/02) que os países mais ricos devem assumir a dianteira na redução das emissões dos gases causadores do efeito estufa, e se recusou a dizer se concordará com qualquer limite obrigatório para emissões que possa prejudicar a sua dinâmica economia.

Jiang Yu, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse que o país está disposto a contribuir com um esforço internacional para combater o aquecimento global, mas responsabilizou pelo problema especialmente as nações mais ricas e desenvolvidas, que vêm poluindo o planeta há bem mais tempo.

Fica ainda mais preocupado

Nenhum comentário: