quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Por quê?!?

Por que no Brasil quase tudo é feito de qualquer maneira, sem responsabilidade, sem fiscalização, e quando ela ocorre quase sempre o fiscal quer mesmo é morder uma graninha fácil?!? Por quê?!? Por que, meu Deus?!?

Por que apenas depois da tragédia ocorrida é que as "autoridades" dizem que vão fiscalizar, que é inadmissível isso ou aquilo, que os culpados devem ser punidos, mesmo sabendo que não haverá punição alguma?!?

Por que o povo fica quieto e aceita tudo?!? Por quê?!? Por que, meu Deus?!?

Com a palavra os sociólogos, psicólogos, psiquiatras e, principalmente, a justiça, se é que ela existe mesmo...


Consórcio admite uso de material mais barato em túneis

Material foi usado em pelo menos 4 quilômetros da Linha 4 do Metrô de São Paulo

Eduardo Reina e Rodrigo Brancatelli

SÃO PAULO - O Consórcio Via Amarela, formado pelas maiores empreiteiras do País - OAS, CBPO (do grupo Odebrecht), Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez - admite que usou material em desconformidade com o contrato com o Metrô de São Paulo para a construção da Linha 4-Amarela. O engenheiro Wagner Marangoni, do consórcio, disse na quarta-feira, 21, que foi utilizada manta de impermeabilização de PVC com 2 milímetros de espessura, enquanto o contrato determinava uso de manta com 3 milímetros.

O material, importado da Suíça, foi colocado em pelo menos 4 quilômetros de túneis onde o método de escavação por explosão foi utilizado. Projeções indicam que nos cerca de 30 mil metros quadrados seriam gastos R$ 4,5 milhões com a manta de 3 milímetros e R$ 3 milhões com a de 2 milímetros.

Um engenheiro civil que era ligado à obra, mas saiu por não concordar com o método de escavação, afirmou que engenheiros da Via Amarela passaram quase um ano discutindo que espessura da manta usariam, sem ao menos consultar o Metrô. "O contrato dizia categoricamente que a manta deveria ter 3 milímetros, mas o consórcio quis mudar à revelia", disse. "Não que a de 2 milímetros seja insegura, mas em locais onde o lençol freático exerce muita pressão é mais indicado implantar a manta de 3 milímetros."

Leia mais da barbárie no Estadão

Nenhum comentário: