segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Santinho do pau oco

Ainda existem pessoas que pensam "nesse País". Uma delas é o pastor Celso Fonseca da Igreja Batista Cristã Missionária de Pirajuí (SP).

O pr. Celso já esteve na África com sua esposa e possui experiência no campo missionário.

Fonseca dá sua contribuição sobre aquilo que chamo de neoditador. Ou seja, o coronel da foto...

San Hugo Chávez

Os socialistas venezuelanos bem podiam cantar a Hugo Chávez a canção que diz: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor”.

O Congresso venezuelano aprovou nesta semana, superpoderes para o chefe do executivo nacional. Com a aprovação da Lei Habilitante ele poderá governar por decreto, criando leis em área de segurança, finanças, energia, impostos e participação popular sem precisar da sanção dos deputados da Assembléia Nacional. A Lei Habilitante transforma o presidente da República da Venezuela em um imperador, disse Petkoff, líder da oposição

Eu pergunto: como os venezuelanos podem confiar tanto num ser humano? Será que lhe darão o título de Infalível? Estariam criando o dogma da Infalibilidade Presidencial? Penso que estão a um passo de canoniza-lo.

Essa tendência de endeusar o ser humano é um grave problema político e religioso, e eu diria ainda, espiritual. O Antigo Testamento trazia a promessa de que o próprio Deus viria e resolveria todos os nossos problemas. Essa promessa se cumpriu em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Pode-se cometer dois erros extremos. Um, é não reconhecer que Jesus é Deus, o outro é atribuir a qualquer homem uma divindade que ele não tem.
O cristão aceita que Jesus tem o direito de assumir os poderes executivo, legislativo e judiciário
[1] porque ele é Deus. Em seu reino será assim. Enquanto isso, não podemos dar a nenhum homem este poder, porque nenhum homem é digno[2] dele.

Hugo Chávez devia saber disso porque ele é católico. Assim como os católicos brasileiros não deviam cantar ao papa Bento XVI “Bendito o que vem em nome do Senhor”. Essas palavras foram cantadas em Jerusalém para o Senhor[3].

A esperança messiânica falava de salvação, dando a Cristo os títulos de Salvador e Rei. Só ele tem esse direito. Hosana é um pedido de salvação. Infelizmente tenho ouvidos as notícias de que pretendem cantar essa letra para o papa. Isso nos entristece. Será que ele vai aceitar essa glória que não lhe pertence?

O próprio Senhor, em seu lamento sobre Jerusalém diz: “Pois eu lhes digo que vocês não me verão mais, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’” Mateus 23:39.

Como podeis, oh católicos cantar esta canção ao vosso líder puramente humano? Como podeis oh venezuelanos dar ao vosso líder tanto poder? O que farão quando ele falhar?

O Salmo que foi citado no evangelho diz: “É melhor buscar refúgio no Senhor do que em homens. É melhor buscar refúgio no Senhor do que em Príncipes.” Salmo 118:8-9. E todo o restante do salmo é messiânico.

“A pedra que os construtores rejeitaram” e “salva-nos Senhor”, “Tu és o meu Deus”, “levando ramos até as pontas do altar”, etc.
Esta palavra se cumpre em Jesus Cristo.

Celso L. S. Fonseca



[1] Is 33.22
[2] Ap 5
[3] Sl 118:26; Is 62.11; Zc 9.9; Mt 21.1-11; Jô 12.15

Nenhum comentário: