quarta-feira, 2 de abril de 2008

"DESPERATE GENIUS"

Metropolitan Museum abre retrospectiva de Gustave Courbet

O Metropolitan Museum abre neste fim de semana uma retrospectiva da obra do francês Gustave Courbet. Trata-se de um mestre do realismo, com uma carreira pontuada por uma série de controvérsias que foram da ousadia de seus nus à entrada em cena de personagens populares, que até então não eram objeto de obras de arte.

A mudança de paradigma provocada pela defesa do realismo na pintura levou Courbet a tornar-se referência para a abertura de um caminho para os impressionistas, entre eles Manet, Monet, Degas. Participou da Comuna de Paris de 1871 e morreu no exílio seis anos depois. A mostra do Metropolitan trazpara Nova York mais de 130 óleos e trabalhos sobre papel de um dos artistas mais provocativos do século XIX, com a colaboração do Louvre e do Musée d'Orsay, além de obras que pertencem a colecionadores particulares.

A curadoria foi feita por Gary Tinterow. É o Metropolitan voltando à sua melhor forma, depois de uma retrospectiva sofrível de Rembrandt. A mostra reúne vários trabalhos importantes de Courbet, entre eles suas primeiras pinturas pastorais, alguns nus polêmicos como "Woman with a parrot" (que causou escândalo no Salão de arte de 1866) e até um de seus famosos auto-retratos, "The desperate man" (de 1844), que pertence a uma coleção particular e raramente é exibido (a foto abaixo é cortesia do Metropolitan). A retrospectiva fica em cartaz até 18 de maio.

VEJA MAIS SOBRE COUBERT
http://www.metmuseum.org/special/se_event.asp?OccurrenceId=%7B13F483EC-3584-41B6-913A-1FE9D6181CBB%7D

Nenhum comentário: