sexta-feira, 25 de abril de 2008

UMA VOZ DE ESPERANÇA EM MEIO AO DISCURSO "PROGREÇISTA"


Presidente do STF condena movimentos sociais por invasão e destruição de propriedades

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

O novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, que tomou posse ontem, criticou hoje a invasão de prédios públicos e a ação de alguns movimentos grevistas.

Mendes, que também é professor da UnB (Universidade de Brasília), citou a invasão da universidade como um exemplo de ação que contraria, segundo ele, o Estado de Direito.

"Impedir o funcionamento da reitoria, eu já disse, não me parecia correto. E falo isso com a autoridade de professor da UNB", afirmou.

Ele também movimentos sociais que invadem propriedades privadas --como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). "Isso vale para qualquer movimento. Se for invasão de propriedade, destruição de bens, impedimento de afazeres de órgão públicos, já ultrapassou os limites que a Constituição estabelece."

Ele afirmou que nem mesmo reivindicações de caráter "divino" podem utilizar desses meios. Para ele, os protestos são legítimos, mas não podem comprometer os serviços públicos.

"Se isso esteve em algum momento num quadro de normalidade, é porque nós incorporamos o patológico à nossa mente", afirmou. "Eu não posso ter uma repartição pública impedida de trabalhar nem por um dia."

Nenhum comentário: