quarta-feira, 30 de abril de 2008

SEU DINHEIRO: MATILDE ESTÁ EM TODAS!


Cartão custeou viagens de ministros a Estado de origem

Stephanes e Gregolin, além de 3 ex-titulares de pastas, visitaram seus redutos nos finais de semana

Sônia Filgueiras, BRASÍLIA

Os gastos feitos com cartões corporativos mostram que ao menos cinco ministros e ex-ministros privilegiaram viagens financiadas pelos cofres públicos a seus Estados de origem, onde mantêm laços político-partidários e familiares, em especial nos finais de semana. É o caso dos ministros da Pesca, Altemir Gregolin, e da Agricultura, Reinhold Stephanes, e dos ex-ministros Olívio Dutra (Cidades), Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) e José Fritsch (antecessor de Gregolin).

Os dados constam de levantamento feito pelo sub-relator de sistematização da CPI dos Cartões mista, Carlos Sampaio (PSDB-SP), sobre gastos discriminados por fim de semana com cartões.

Despesas com viagens são cobertas pelo erário quando são motivadas pelo trabalho. Caso o ministro esteja em agenda oficial, não há restrição à data ou ao destino. Mas, para Sampaio, a coincidência precisa ser investigada. "É algo anormal", diz ele. É comum que ministros, em especial os mais ativos na vida política, retornem às suas bases eleitorais ou fiquem com suas famílias nos finais de semana, mas sem custo extra para o Tesouro. Pelas normas, o cartão só pode ser utilizado em deslocamentos a trabalho.

"É preciso verificar se não está havendo adaptação da agenda oficial a eventuais interesses pessoais ou políticos, distantes das prioridades do ministério'', avalia Sampaio.

De acordo com o banco de dados do deputado, em 14 dos 33 finais de semana em que pagou despesas com o cartão fornecido pelo governo, o ex-ministro da Pesca José Fritsch (PT) estava em cidades de Santa Catarina, seu Estado natal. Fritsch comandou a pasta de janeiro de 2003 a março de 2006. O seu sucessor, Altemir Gregolin, também do PT de Santa Catarina, mostra perfil semelhante nos gastos com o cartão federal: em 11 finais de semana, há gastos realizados em estabelecimentos de Florianópolis, Criciúma e Chapecó. Em outros 18 finais de semana, as despesas foram feitas em estabelecimentos comerciais localizados em outros Estados, como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Maranhão.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pagou despesas com o cartão corporativo em apenas sete finais de semana (sábados ou domingos ou nesses dois dias) desde que assumiu o ministério, em março de 2007.

Mas em todos os casos o ministro estava em Curitiba ou Londrina, cidades do Paraná, seu Estado de origem. No cartão oficial de Stephanes, não há registro de despesas em sábados e domingos em outros lugares do País.

O ex-ministro das Cidades Olívio Dutra também concentra despesas com cartão no Rio Grande do Sul, Estado que já governou. Nesse caso, os gastos feitos também se estendem a dias úteis. Conforme os arquivos da CPI dos Cartões, em seis finais de semana há despesas do ex-ministro em cidades gaúchas como Caxias do Sul, São Borja e Cachoeirinha, além de Porto Alegre. Em outros cinco finais de semana, despesas são feitas em Teresina, Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus. Em dias úteis, o petista, que ocupou o cargo de janeiro de 2003 a julho de 2005, foi a cidades do Rio Grande do Sul em pelo menos outras 12 datas.

No caso do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto, também do PT do Rio Grande do Sul, há gastos em Porto Alegre em cinco finais de semana. Em outros nove casos, as despesas foram realizadas em outros Estados. Rossetto fez pelo menos mais dez viagens ao Rio Grande do Sul usando ao cartão durante a semana.

Já a ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, computou gastos com o cartão de pagamento do governo em estabelecimentos em São Paulo em pelo menos 24 finais de semana (sábados ou domingos ou nesses dois dias), onde ela construiu sua liderança no movimento negro. Em outros 27 finais de semana, as despesas foram pagas em estabelecimentos de outras partes do País.


FATURA DO FIM DE SEMANA

Despesas de ministros e ex-ministros em seus Estados de origem

Reinhold Stephanes
Ministro da Agricultura
O ministro pagou despesas com o cartão corporativo do governo federal em 7 finais de semana. Todos os gastos foram feitos em estabelecimentos comerciais que estão localizados em Curitiba ou
Londrina, no Paraná, seu Estado de origem

Matilde Ribeiro
Ex-ministra da Igualdade Racial
Há despesas em ao menos 24 finais de semana em estabelecimentos de São Paulo, onde Matilde construiu sua liderança no movimento negro. Em outros 27 finais de semana, os gastos ocorreram em outras partes do País

Altemir Gregolin
Ministro da Pesca
O titular da pasta pagou despesas com o cartão em Santa Catarina, seu Estado natal, cobertas pelo erário em 11 finais de semana. Em outras 18 viagens realizadas nos finais de semana, os gastos foram feitos em estabelecimentos de outros Estados

Miguel Rossetto
Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário
Em 5 finais de semana, usou o cartão em Porto Alegre, sua cidade-base. Em 9 casos, as despesas ocorreram em outros Estados. Rossetto fez ao menos mais 10 viagens ao Rio Grande do Sul usando cartão durante a semana

José Fritsch
Ex-ministro da Pesca
Antecessor de Gregolin, usou o cartão em Santa Catarina nos finais de
semana em 14 oportunidades, correspondentes a quase metade dos finais
de semana em que usou o benefício. Há gastos em outros Estados em 19 finais de semana

Olívio Dutra
Ex-ministro das Cidades
Em 6 finais de semana, há despesas em cidades gaúchas como Caxias do Sul, São Borja e Cachoeirinha, além de Porto Alegre. Em outros 5 finais de semana, gastos ocorreram em Maceió, Teresina, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus


Nenhum comentário: