quarta-feira, 16 de abril de 2008

LULA DO POVO X LULA DOS BASTIDORES


Blog do Josias: Lula quer derrubar na Câmara aumento a aposentado

da Folha Online

Em pleno ano eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos deputados governistas a derrubada de um projeto de recomposição do salário para aposentados e pensionistas da Previdência, revela matéria do blog do Josias de Souza.

Criado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), velho defensor da causa dos aposentados, o projeto prevê reajustes pela inflação, acrescidos de percentuais calculados segundo a variação do PIB, para cerca de 25 milhões de pessoas.

A medida foi aprovada pela oposição no Senado na forma de emenda para um projeto do governo para fixar em lei a política oficial de recomposição do salário mínimo. Com o auxílio da oposição, Paim estendeu os reajustes a aposentados e pensionistas da Previdência.

O líder de Lula no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) reclamou e Aloizio Mercadante (PT-SP) alertou aos colegas que o benefício poderia prejudicar a Previdência, cujo déficit deve chegar a R$ 44 bilhões em 2008. O projeto segue para a Câmara, onde deverá ser votado.

Para o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), o projeto é insustentável, porque, entre outros problemas, "vai anular a política de reajuste do salário mínimo". "Não é responsável do ponto de vista fiscal", afirmou.
A medida que pegou a base aliada de surpresa estabelece a extinção do fator previdenciário, mudando a forma de cálculo dos benefícios da Previdência.

Leia a matéria completa no blog do Josias.

Nenhum comentário: