sexta-feira, 4 de abril de 2008

GALINHEIRO FEDERAL


Senador do PMDB diz que não é machista e manda Lula cacarejar

GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Depois de chamar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de "galinha cacarejadora" ontem, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse nesta quinta-feira que também manda "cacarejar" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O senador subiu à tribuna do plenário para se explicar sobre a expressão utilizada para se referir a Dilma, mas acabou usando a mesma classificação para Lula com o objetivo de afastar as críticas de que o seu comentário foi machista.

"O Luiz Inácio, com todo o respeito, eu o mando cacarejar. É isso que quer dizer. Todos os homens e mulheres. Não tem sexo isso. Jamais foi [a minha intenção]. Eu desafio. As mulheres me conhecem. Eu as amo", afirmou.

Mão Santa disse que, desde ontem, recebeu mais de 100 e-mails de mulheres com protestos contra o seu comentário. Parte da bancada feminina do Senado também decidiu pedir uma retratação formal ao senador em um manifesto contra as suas palavras, com o argumento de que Mão Santa foi machista ao comparar a ministra a uma galinha.

"O senador Mão Santa passou dos limites ao se referir à nossa querida Dilma de forma pejorativa e desrespeitosa. Digo desrespeitosa à ministra Dilma pela sua história. Jamais poderia, nenhuma mulher deste país, ser chamada da galinha 'cacarejenta', isso é inaceitável. O senador Mão Santa, ao dirigir-se dessa forma à nossa ministra Dilma atingiu todas as mulheres deste país", criticou a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), ameaçou entrar com uma representação contra Mão Santa, caso até segunda-feira ele não se retratar.

Bem-humorado, o peemedebista disse que sempre respeitou as mulheres e citou sua própria família para negar que seja machista. "Tenho uma vida dedicada a uma especialização de obstetra e de ginecologia. Sei que aqui se diz que galinha é namoradeira, não sei o quê. Mas nunca, nem para as namoradeiras eu atingi. Nunca, na minha vida, pode fazer e vasculhar. Agora, linguagem é um ponto de desentendimento."

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) reagiu com ironia ao defender as palavras de Mão Santa. "Em defesa da galinha, o bicho", disse ele. "A senadora Serys, seguindo um marqueteiro do PT, está tentando transformar um episódio no fim do mundo. Evidentemente que, senadora Serys, o termo "galinha" pode ou não ter sentido pejorativo. Não quero crer que o senador Mão Santa, pela sua formação, tenha usado o termo no sentido pejorativo."

Nenhum comentário: