sexta-feira, 11 de abril de 2008

PETISTAS QUEREM A VOLTA DO "MONUMENTO DA INTELIGÊNCIA"


PT espera que Palocci volte ao Planalto no lugar de Marta ou de Marinho

da Folha Online

O PT já dá como certo o retorno do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci para o primeiro escalão do governo se o STF (Supremo Tribunal Federal) não aceitar a denúncia contra ele até junho, informa a coluna de Mônica Bergamo desta sexta-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

De acordo com a coluna, Palocci ocuparia o lugar de um dos ministros que devem deixar o governo para disputar as eleições municipais de outubro --como Marta Suplicy (Turismo) e Luiz Marinho (Previdência), que devem disputar as Prefeituras de São Paulo e São Bernardo, respectivamente.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou o deputado Antonio Palocci (PT-SP) ao STF (Supremo Tribunal Federal) por quebra de sigilo funcional no episódio envolvendo o caseiro Francenildo Costa --ocorrido em 2006. Palocci passará a responder em ação penal no STF se a denúncia for acatada pela Corte.

O ex-ministro da Fazenda é acusado de ordenar diretamente ao então presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, para que violasse o sigilo bancário do caseiro --depois que Francenildo revelou publicamente ter presenciado visitas de Palocci em uma casa alugada em Brasília, onde seus assessores Rogério Buratti e Vladimir Poleto eram acusados de fazer negociações com lobistas.

Serviço comunitário

A coluna de Mônica Bergamo informa ainda que o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, pediu a folha de antecedentes criminais de Palocci, Mattoso e do ex-assessor da Fazenda Marcelo Netto. Souza estaria analisando a possibilidade de suspender o processo contra eles por quebra do sigilo do caseiro Francenildo Costa.

De acordo com a coluna, Souza poderá sugerir a troca da pena por alternativas como prestação de serviços comunitários, visitas trimestrais à Justiça ou proibição de viagem.

Nenhum comentário: